Ludicidade no cotidiano

0 2

Já aconteceu de alguma criança que você convive se recusar a tomar banho, escovar os dentes, guardar os brinquedos?
Provavelmente sim, e aqui em minha casa é igualzinho, acontece todos os dias!
Mas sempre que eu me lembro eu tento utilizar a ludicidade para conseguir sucesso na tarefa.

A ludicidade é uma importante ferramenta para tornar as atividades do cotidiano mais prazerosas para as crianças. Quando elas se divertem e se engajam em uma atividade, tendem a se concentrar mais e aprender melhor.
No entanto, muitas vezes as atividades do dia a dia, como a hora do banho, a hora das refeições e a rotina escolar, podem parecer monótonas e chatas para as crianças. É aí que a ludicidade entra em jogo, trazendo novos elementos para tornar essas atividades mais interessantes e envolventes.
Então vou aproveitar o assunto para compartilhar algumas dicas que utilizo e utilizei em meu maternar.

  • Transformar tarefas em brincadeiras: é possível transformar tarefas cotidianas, como arrumar a cama ou guardar os brinquedos, em brincadeiras divertidas, como um jogo de quem consegue arrumar mais rápido ou quem guarda os brinquedos em suas caixas primeiro.
  • Contar histórias: contar histórias é uma ótima forma de estimular a imaginação das crianças e tornar momentos como a hora de dormir mais prazerosos. É possível inventar histórias novas ou utilizar livros infantis para contar as aventuras de personagens que as crianças adoram.
  • Contar histórias sobre bichinhos que comem resto de comida na boca para estimular escovar os dentes, ou dos soldadinhos (anticorpos) que ficam mais forte quando damos à eles poção mágica (vacinas).
  • Brincadeiras de apostas entre irmãos sempre funciona, usar uma competição para estimula-lós a realizar atividades mais rápido.
  • Fantoche para desfralde: no desfralde dos meus dois filhos a girafa Gigi os parabenizava por cada vez que o número 1 ou 2 eram realizados no lugar certo, ou dava palavras de incentivo para a próxima vez. Ela também ajudava a lembrar da hora de ir no banheiro!

Essas são algumas das ideias que utilizei e que acredito que serão úteis para vocês também.
Envie esse post para algum cuidador de criança que tem passado por essas dificuldades.

Deixe um comentário