Primeiras vezes

0 5

Meu filho mais novo acabou de desfraldar, e durante esse processo ficamos batendo palma, aplaudindo, fazendo paródias e se alegrando com cada número 1 ou 2 no vaso.
De repente meu filho de quatro anos, que já passou por isso (e nós reagimos da mesma maneira) nos perguntou se poderíamos dar parabéns para ele também quando usar seu banheiro.
Essa pergunta dele me atingiu de um jeito, como se fosse uma facada no meio do coração, pois ele sentiu que talvez o irmão usar o banheiro fosse mais importante do que ele.
Mas com certeza não é isso, ambas conquistas foram igualmente importantes para nós, e comemoramos de maneira iguais. A diferença é que conforme as crianças crescem aquilo que achamos tão lindo e fofo passa a ser normal.
As muitas palavras ditas no nosso cotidiano não trazem o mesmo efeito do que as primeiras palavras ditas pela boquinha tão pequena de um bebê. Acontece que eles continuam falando coisas bonitinhas com a boquinha pequenininha, o problema está em nós que deixamos de olhar com aquele olhar de admiração aquilo que eles fazem.
Hoje meus filhos andam pela casa o dia inteiro, porém eu já aplaudir e vibrei muito com os primeiros passos deles.
Então me dei conta que muitas vezes a gente só se entusiasmo pelas coisas vividas pela primeira vez, e quando ela se tornou algo normal na nossa rotina elas perdem um pouco o significado, o que é triste, mas é real.
Então ontem durante a chuva forte, eu pedi para meu marido se ele concordar em deixar os meninos brincarem na chuva, algo simples e que normalmente não passa pela nossa cabeça, mas ali os meninos viveram algumas primeiras vezes, como por exemplo usar o guarda-chuva novo, tomarem um banho de chuva, pisar na água que raramente acumula dessa maneira tão abundante.
Ali todos nós vivemos uma primeira vez, cheia de olhares de admiração e vibração. Claro que saiu da nossa zona de conforto, afinal agora tenho umas roupas bem molhadas e sujas para lavar, mas o sorriso deles no vídeo e nas fotos, as risadas que eles davam, e admiração que eu e meu marido sentimos ao admira-los explorando o pátio em que eles brincam todos os dias, mas agora de uma maneira diferente pois estava cheio de água, encheu o nosso coração de alegria.
E assim vivemos mais uma primeira vez com nossos filhos, primeira vez para eles, primeira vez para nós como pais. Foi um momento gostoso. Basta gente olhar um pouco por outra perspectiva, e começaremos ver pequenas oportunidades de viver coisas novas em nossa vida.

Deixe um comentário