Coluna da ADI 07/06/2021

1

TCE-PRO

Tribunal de Contas do Estado do Paraná completou 74 anos de atividade, na quarta-feira, já consolidado como uma referência nacional na fiscalização da administração pública, na capacitação de gestores e servidores e no estímulo ao controle social. A atuação do TCE-PR está contribuindo nas ações voltadas a garantir atendimento, medicamentos, leitos para os pacientes acometidos pela covid-19 e o cumprimento da ordem de prioridades na vacinação contra o coronavírus em todo o Paraná.

Vacinômetro

O Paraná está em processo de migração de dados do Vacinômetro Covid-19 para a fonte da base do Programa Nacional de Imunização (PNI). A atualização, que deve acontecer durante o mês de junho, vai uniformizar os dados registrados pelos municípios, evitando inconsistências e duplicidades de informações.

Vacinômetro II

“A utilização do sistema próprio estadual possibilitou o acompanhamento em tempo real da aplicação das vacinas contra a Covid-19, enquanto o sistema nacional ainda não funcionava perfeitamente. Agora com a estabilidade da base de dados, poderemos realizar a migração”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Rodovia das Cataratas

O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, recebeu no Centro Executivo da Itaipu Binacional, em Foz do Iguaçu, o projeto executivo para a duplicação da BR-469 – Rodovia das Cataratas. Os recursos para investimento na obra são da Itaipu, conforme convênio firmado com o Governo do Estado. A via conecta Foz do Iguaçu ao trevo da Argentina e, depois, ao Aeroporto Internacional ao Parque Nacional do Iguaçu.

Agenda no NP

O Chefe da Casa Civil Guto Silva cumpriu agenda em Jacarezinho. Acompanhado do prefeito Marcelo Palhares, os deputados estaduais Alexandre Curi, Mauro Morais e Paulo Litro traçaram algumas ações a serem realizadas no município e visitaram dois investimentos na parceria Prefeitura e Governo.

Chapa competitiva

Na próxima semana, Marisa Lobo vai começar a trabalhar na montagem de uma chapa competitiva à Assembleia Legislativa do Paraná e à Câmara Federal para consolidarem a candidatura de Oswaldo Eustáquio ao Senado Federal. A principal missão de Marisa passada pelo presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, vai ser a completa reformulação do PTB do Paraná, começando com a troca de algumas executivas municipais que tiveram desempenho ruim na eleição de 2020.

Testagem

O Governo do Paraná iniciou uma ação de testagem por antígeno para Covid-19 em passageiros que desembarcam no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. A ação no Afonso Pena seguirá até este sábado (05), das 10h às 15h, período que concentra maior chegada de voos nacionais e internacionais. O Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP) cedeu mil testes por antígeno para realizar essa campanha.

Predileção

Presidente nacional do PSD, o ex-ministro Gilberto Kassab é um dos líderes da política atual a defender abertamente a buscar de um nome que consiga livrar o país da polarização entre Lula e Jair Bolsonaro em 2022. Kassab não esconde que o seu “candidato” ao Palácio do Planalto em 2022 é o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.

Acesso à internet

Estados e municípios vão contar a partir de agora com R$ 3,5 bilhões para serem investidos no acesso à internet, com fins educacionais, para alunos e professores da educação básica pública. O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania) foi um dos parlamentares que ajudaram a garantir esse recurso ao derrubar um veto do presidente Jair Bolsonaro contra a medida.

Acesso à internet II

Após a derrubada do veto, o projeto segue para promulgação para se tornar lei. A proposta determina o repasse de R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios. As fontes de recursos para o programa serão o Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) e o saldo correspondente a metas não cumpridas dos planos gerais de universalização do serviço telefônico fixo.

Consórcio de vacinas

Os Estados Unidos anunciaram a lista de países que receberão doações de vacinas para a Covid-19. O Brasil está na relação e deve dividir a quantia de 6 milhões de aplicações com outras nações da América Latina, a exemplo de Argentina, Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Paraguai, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Honduras, Panamá, Haiti, Comunidade do Caribe e República Dominicana. A doação será feita por meio do consórcio Covax Facility.

“Perplexo”

O ministro Marco Aurélio Mello (STF) se disse “perplexo” com a decisão do Exército de arquivar processo que apurava a participação do general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, em um ato político com o presidente Jair Bolsonaro. “Como cidadão e integrante do Judiciário, fiquei perplexo. Como integrante da turma Euclydes Figueiredo da Escola Superior de Guerra de 1983, eu aprendi que disciplina e hierarquia são fundamentais para as Forças Armadas”, disse o ministro.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br