Coluna da ADI 14/06/2021

Ponte de Guaratuba

A histórica ponte de Guaratuba está saindo do papel e deverá tomar forma no segundo semestre de 2022. O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) homologou a licitação para contratar a elaboração dos Estudos de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima), e estudos preliminares de engenharia da implantação da Ponte de Guaratuba e seus acessos no Litoral, resultando no avanço de mais uma etapa do projeto. Os estudos serão elaborados em até 14 meses, a expectativa é que ela comece a ser construída em 2022.

Ranking vacinal

Em reunião virtual nesta sexta-feira (11) com os chefes das 22 Regionais de Saúde, o governador Ratinho Júnior informou quais os municípios que mais aplicaram doses da vacina contra a covid-19. Em números absolutos e  também de acordo com o Vacinômetro do SUS, estão Curitiba, com 788.550 vacinas, seguido por Maringá (234.632), Londrina (234.456), São José dos Pinhais (123.350), Cascavel (122.688) e Foz do Iguaçu (99.444).

Desinformação

O Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE/PR) prorrogaram, desde o dia 26 de maio, o Acordo de Cooperação Técnica para veiculação da Central de Combate à Desinformação Gralha Confere, lançada para checar informações duvidosas sobre as urnas eletrônicas e o processo eleitoral. O MPF continuará parceiro do projeto por mais dois anos e meio, colaborando com a divulgação da central por seus instrumentos de comunicação social. 

Resíduos

O Paraná passou a contar com uma política mais robusta de resíduos sólidos. A Lei, que institui o Plano Estadual de Resíduos Sólidos do Estado do Paraná – PERS/PR, foi sancionada pelo governador Ratinho Júnior, após ampla discussão com a sociedade civil e os deputados estaduais.  “Queremos transformar o Paraná em referência na gestão dos resíduos, de olho na melhoria da qualidade de vida e da responsabilidade ambiental”, destacou o secretário de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes.

Nota Paraná

É de Curitiba o ganhador do prêmio de R$ 1 milhão do programa Nota Paraná. O novo milionário concorreu com apenas seis bilhetes e foi contemplado em sorteio realizado na quinta-feira (10), transmitido pela página do Facebook do programa.   Programa do Governo do Estado, desenvolvido pela Secretaria da Fazenda, o Nota Paraná incentiva o consumidor a exigir o documento fiscal no momento de uma compra e, assim, pode receber parte do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) recolhido pelo estabelecimento.

Paraná Turismo

TV Paraná Turismo, canal 9.1 em Curitiba retomou a associação à Rede Nacional de Comunicação Pública – RNCP liderada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A TV Paraná Turismo é ligada à Secretaria de Comunicação Social do Paraná e passa a transmitir o sinal da TV Brasil para Curitiba, além de vários municípios do Paraná por meio de suas retransmissoras e afiliadas. 

Educação Conectada

O senador paranaense, Oriovisto Guimarães (Pode) disse que reconhece a importância de se aprovar o projeto de lei, que institui a Política de Inovação Educação Conectada. Entretanto, ” é preciso salientar que não se pode apenas pensar na oferta da tecnologia, o governo também tem de se preocupar mais com o conteúdo e com os softwares, para provermos verdadeiramente uma experiência interativa de ensino e aprendizagem”, disse.

Exportação de Soja

A divisão de sementes da cooperativa Castrolanda, de Castro, nos Campos Gerais, vai começar a exportar sementes de soja para o Paraguai. O envio será feito em parceria com a empresa paraguaia Inversiones Agricolas, responsável pela comercialização no país vizinho. O Paraguai tem forte vocação agrícola e números crescentes na produção do agronegócio.

Ocupação de leitos

A macrorregião oeste do Paraná registrou esta semana o pior índice de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para pacientes com a Covid-19 no Paraná, conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Dos 345 leitos ofertados, 96% estão ocupados.  Mais de 170 pessoas com a doença aguardavam por um leito de UTI adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião, que abrange 97 municípios do Paraná.

Ações conjuntas

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a União Industrial Argentina (UIA) divulgaram a declaração conjunta em que apresentam as ações prioritárias para o segundo semestre deste ano com o objetivo de impulsionar o comércio bilateral e aprofundar a integração do Mercosul.  “Com a declaração conjunta, queremos contribuir para que as indústrias dos dois países saiam maiores e melhores dessa crise”, disse presidente da seção argentina do Cembrar, Lus Tendlarz

Destaque

A UTFPR é a instituição que mais mais aprovou projetos na Chamada Recursos Humanos em Áreas Estratégicas – Pesquisador na Empresa Incubada, organizada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Entre os 66 projetos aprovados, 14 são de Incubadoras do Paraná e cinco da UTFPR, aprovados para as incubadoras de Cornélio Procópio (1), Curitiba (2), Ponta Grossa (1) e Pato Branco (1). “O desempenho da UTFPR nesta chamada indica a relevância dos projetos de pesquisa e dos ambientes de inovação da nossa universidade tecnológica, que atuam a cada dia mais em rede, nos 13 campi”, destaca Murilo Moisés, da Agência de Inovação da Universidade.

Empresa AAA

Pela primeira vez em sua história, a Copel foi classificada pela Fitch Ratings, uma das três maiores agências independentes de avaliação de risco de crédito em todo o mundo, como empresa AAA(bra), o mais alto nível do mercado financeiro. Com a elevação, a Copel se torna a única empresa estatal do setor elétrico brasileiro a obter a nota mais alta da agência. 

Autorizado

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a indicação da vacina Comirnaty, da Pfizer, para crianças com 12 anos de idade ou mais. Com isso, a bula da vacina passará a indicar essa nova faixa etária para o Brasil.  De acordo com a agência, a ampliação foi aprovada após a apresentação de estudos desenvolvidos pelo laboratório que indicaram a segurança e eficácia da vacina para esse grupo.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.