Coluna da ADI 15/03/2021

Suspenso

O Estado informa que o retorno às aulas no modelo híbrido, com parte dos alunos presencialmente nas escolas, não vai ocorrer na próxima segunda-feira (15). O retorno será decidido na semana que vem após avaliações diárias da situação dos hospitais e dos casos de covid-19. As aulas vão continuar de forma remota com os encontros virtuais realizados pelos professores no horário combinado no calendário da unidade educacional, sem prejuízo da formação educacional de milhares de crianças e adolescentes.

Aeroporto

O deputado Fernando Giacobo (PL) afirmou que vai garantir R$ 7 milhões para compra de uma estação meteorológica de superfície que servirá ao aeroporto de Cascavel. “Hoje em audiência no Rio de Janeiro com o prefeito Paranhos com a cúpula da Força Aérea Brasileira em busca de solução para os problemas de cancelamento de voos por mau tempo no Aeroporto de Cascavel. Vem aí mais investimento em equipamento aéreo no valor de R$ 7 milhões”, disse.

Vestibular

A UEL e a Uenp decidiram adiar os vestibulares. Na UEL, as provas serão realizadas em 30 de maio, em fase única, das 14 às 19h. Na Uenp, no dia 20 de junho.

Influenza

O presidente da CNT (Confederação Nacional do Transporte), Vander Costa, solicitou ao ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, que os profissionais de todos os segmentos de transporte (rodoviário, ferroviário, aéreo, navegação e portuário), de cargas e de passageiros, sejam considerados público prioritário na campanha de vacinação contra o vírus da influenza, causador da gripe. A data da campanha de vacinação ainda não foi marcada.

Caiu a ficha

Líder do governo na Câmara dos Deputados, Ricardo Barros (PP-PR) disse que o país terá os recursos necessários para o combate à pandemia de covid-19. “O presidente Bolsonaro entendeu esse novo momento, esse diferente momento da pandemia, e está apoiando o uso de máscaras, as medidas de controle sanitário. Tenho certeza que, em função disso, teremos os recursos necessários para a estruturação desse combate.”

Empréstimo

Os paranaenses parecem estar empreendendo mais desde o início da pandemia do coronavírus. Segundo apresentado em levantamento recente realizado pela Lendico, fintech especializada em empréstimo pessoal online, o mês de fevereiro registrou um aumento de 68% nas solicitações de crédito para abrir um negócio próprio ou investir na empresa, se comparado ao mesmo período do ano anterior.

Fora do Mercado

A crise econômica desencadeada pela pandemia do coronavírus atingiu em cheio o mercado de trabalho. Após um 2019 estável, inclusive com alguns sinais de melhora, os dados do IBGE, mostram que o Paraná fechou o último ano com aumento expressivo tanto no número de pessoas desocupadas como no de pessoas fora da força de trabalho. O cenário atual aponta que 45 de cada 100 pessoas em idade para trabalhar estão fora do mercado de trabalho.

Carro elétrico

A Movi Electric escolheu o Paraná para inaugurar sua primeira linha de montagem de carros elétricos no Brasil. Instalada no parque tecnológico Biopark, em Toledo, a planta deverá fabricar, inicialmente, cem unidades daqueles que são considerados os carros do futuro – sobretudo por substituir os cada dia mais saturados combustíveis fósseis por energia elétrica, uma fonte mais sustentável.

Na mesma vibe

O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha (MDB-RJ) acionou o STF para declarar a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro na Lava Jato. O pedido foi protocolado na esteira da anulação dos processos do ex-presidente Lula (PT) e na discussão sobre a parcialidade do magistrado ao julgar o petista. A defesa de Cunha alega que mensagens apreendidas na Operação Spoofing e tornadas públicas demonstram suposto conluio de Moro e a força-tarefa da Lava Jato contra ele.

Ventiladores

A Secretaria Estadual da Saúde enviou para a região oeste, 37 ventiladores pulmonares doados pela Ocepar. Os equipamentos serão utilizados para equipar leitos de UTI no tratamento da Covid-19.

Acidente

O prefeito de Carlópolis, Hiroshi Kubo (PSD), estava internado na Santa Casa de Ourinhos (SP),após o acidente automobilístico, mas já foi levado de helicóptero ao Hospital Ortopédico AACD na capital. As operações de fratura seráo neste final de semana.

Reforma Tributária

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) disse que o relatório da reforma tributária deve ser apresentado na semana que vem e defendeu que, após a aprovação da PEC emergencial, o Congresso Nacional deve avançar em outros assuntos, citando também a reforma administrativa.

Vacinas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos a lei que autoriza estados, municípios e o setor privado a comprarem vacinas contra a covid-19 com registro ou autorização temporária de uso no Brasil dado pela Anvisa. O setor privado só poderá comercializar – a metade das vacinas que comprar – após os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde serem vacinados.