Coluna da ADI 15/07/2021

Matriz energética

O deputado federal Ricardo Barros (PP) apresentou o Projeto de Lei que institui um programa federal para incentivar a pesquisa, a produção e o consumo dos biocombustíveis avançados no Brasil. “A medida representa expressiva contribuição para a diversificação da matriz energética nacional e para a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável”, disse Barros.

Regras flexibilizadas

Foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Paraná a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que flexibiliza as regras para a concessão de serviços de transporte ferroviário e aquaviário intermunicipais. Segundo o Executivo, o objetivo é facilitar a concessão da Ferroeste, mas a oposição e deputados da base governista afirmam que as mudanças também afetariam a concessão de outros serviços públicos, como o pedágio, saneamento, transporte rodoviário entre outros.

Polo médico

A deputada federal Luísa Canziani reuniu-se com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, e os secretários Alex Canziani (governo) e Felippe Machado (saúde) para tratar sobre a necessidade de ampliação do orçamento para a saúde. “Londrina é um importante polo médico e atende diariamente milhares de pessoas de todo o Paraná, para atender essa demanda é preciso de recursos e viemos trazer essa solicitação até o ministro da saúde”, disse Luísa.

Prêmio Inova Saúde

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) vai homenagear nesta sexta-feira (16) os autores dos nove trabalhos do SUS de Curitiba vencedores da 6ª edição do Prêmio Inova Saúde. Os banners dos projetos ficarão expostos no hall do Hospital Municipal do Idoso durante o mês de julho. “É uma grande satisfação ver reconhecido, por meio desta premiação, o trabalho desenvolvido pela SMS e pela Feas nos cuidados com os curitibanos. Um cuidado que não para”, afirma a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Auxílio emergencial

As inscrições do auxílio emergencial da prefeitura de Maringá encerraram nesta semana com 5.017 pessoas cadastradas para receber o benefício. O auxílio é destinado para Microempreendedores Individuais (MEI) e pessoas desempregadas sem renda, famílias de trabalhadores ambulantes do comércio informal e famílias de artesãos devidamente cadastradas e com residência no Município de Maringá. Os nomes dos aprovados que atenderem os critérios da lei para receber o auxílio de R$600 serão divulgados no site oficial do município.

PSS da educação

O município de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, está com inscrições abertas para processo seletivo que oferta 82 vagas de emprego para profissionais da educação. Deste total, 38 vagas são para professores, 22 são para assistentes de alunos e outras 22 são para educadores infantis. As inscrições são feitas pelo site do instituto AOCP e ficam abertas até 18 de julho. A taxa de inscrição é R$ 20.

In memoriam

Pedro Wosgrau Filho, ex-prefeito de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, morreu por complicações da Covid-19, no fim da tarde desta terça-feira (13). Wosgrau foi o único prefeito até hoje que teve três mandatos em Ponta Grossa: de 1989 a 1992 e de 2005 a 2012, quando foi reeleito. Ele tinha 73 anos e estava internado desde o dia 6 de junho em um hospital da cidade.

Candidato em 2022

O portal Boca Maldita informou que o ex-governador Orlando Pessuti confirmou que será candidato a deputado estadual nas eleições de 2022. Pessuti quer retornar à Assembleia Legislativa do Paraná onde já exerceu quatro mandatos e onde foi presidente. Quadro histórico do MDB, porém, Pessuti não descarta filiação a outro partido para concorrer. Ele inclusive falou sobre a possibilidade de filiar-se ao PSB.

Períodos de congressos

O Diretório Nacional do PSB aprovou, por unanimidade, os períodos para a realização dos congressos municipais, estaduais e nacional. Pela resolução, os congressos municipais deverão acontecer entre 25 de agosto de 2021 e 20 de fevereiro de 2022, e os estaduais, entre 30 de setembro de 2021 e 30 de março de 2022. Já o Congresso Nacional está marcado para abril de 2022, em Brasília.

Eletrobrás

O Podemos protocolou uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) para derrubar a lei que trata da privatização da Eletrobrás. “Entendemos ser importante privatizar algumas estatais. Contudo, se aprovou no Congresso uma espécie de cambalacho, estabelecendo benefícios localizados e privilégios, muito longe de atenderem ao interesse público”, disse o senador Álvaro Dias.

Turismo

O trade turístico nacional está otimista com o avanço da vacinação e a queda da taxa de infecção do coronavírus em muitos estados. Hotéis, agências, operadoras e restaurantes se preparam para uma procura maior de turistas agora em julho. O economista José Pio Martins afirma que a expectativa é de que a retomada das atividades econômicas aconteça em um ritmo mais acelerado a partir do mês de agosto.

À presidência

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, confirmou que o presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM-MG) é a opção do partido para uma candidatura à presidência da República em 2022. “Foi formulado o convite para que ele seja o nosso candidato a presidente. Ele ainda não respondeu, mas entendo que ele vai se desfiliar e será o nosso candidato”, disse Kassab em entrevista ao UOL.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.