Coluna da ADI 18/01/2021

Regionais de Saúde 

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que a pasta iniciou o carregamento das seringas e equipamentos para a distribuição das 22 Regionais de Saúde na estratégia de vacinação da Covid-19. Beto Preto acompanhou o carregamento e fez a liberação do transporte. Os caminhões partiram da Central de Medicamentos do Paraná (Cemepar), no Jardim Botânico.

Mérito Coaf 

O procurador da República Rafael Brum Miron, coordenador da Assessoria e Pesquisa do Ministério Público Federal no Paraná, recebeu o Diploma de Mérito Coaf. Rafael tem sua atuação marcada pela prevenção e combate à lavagem de dinheiro por meio da participação dos cartórios. O Coaf homenageia personalidades ou instituições que tenham se destacado na área de prevenção e combate à lavagem de dinheiro ou ao financiamento do terrorismo.

PR apoia Amazonas

Governador Ratinho Junior afirmou que o Paraná pode apoiar o Amazonas e receber pacientes com covid-19. O sistema de saúde do Amazonas está colapsado, o Estado está enfrentando a falta de oxigênio para pessoas internadas com covid-19. Segundo documento emitido para o governo federal o Paraná disponibilizou 25 leitos de UTIs Neonatal e 30 leitos de enfermaria. Esses leitos serão ativados e o transporte ficará a cargo do governo federal.

BRDE

O BRDE assinou um aditivo contratual em sua parceria com o Ministério do Turismo para administrar o Fundo Geral de Turismo, o Fungetur. O Fungetur foi criado para promover a melhoria da infraestrutura do setor, a partir do aprimoramento de serviços prestados a visitantes e da dinamização da vocação turística de todas as regiões do país. “Essa parceria entre o BRDE e do Ministério do Turismo começou em 2017 e nos últimos três anos foram investidos R$ 121,9 milhões na construção e revitalização do turismo no Paraná”, disse o diretor de operações do BRDE, Wilson Bley.

Grupo de transmissão

O secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, informou que 60% dos novos casos de Covid no estado são de jovens com até 35 anos de idade. Segundo o secretário, as reuniões com amigos e familiares podem estar propagando a doença. “É preciso ter consciência, estamos em meio a uma pandemia mundial. O vírus é altamente letal, está matando dezenas de pessoas diariamente no Paraná”, alertou.

Colégios cívico-militares

Os deputados estaduais do Paraná aprovaram em sessão extraordinária o projeto de iniciativa do Poder Executivo que altera duas leis estaduais para garantir o funcionamento das colégios cívico-militares. Segundo o Governo do Paraná, a previsão é de implantar mais 199 escolas cívico-militares. A escola que adotar o modelo não poderá ofertar ensino técnico, educação de jovens e adultos, no período integral ou noturno.

Colégios cívico-militares II

Para o líder do governo Hussein Bakri, o processo de aprovação foi realizado de forma democrática. “Esse novo modelo será implantado nos locais em que houve a aprovação da comunidade escolar e irá se somar às modalidades já existentes, como o ensino integral, técnico, militar, etc. O objetivo comum a todos eles é seguir elevando o desempenho e o aprendizado educacional no Paraná”, afirmou.

Câmara disputada

Seis candidatos estão na disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, o mais novo a se candidatar é o deputado federal gaúcho Marcel Van Hattem, do partido Novo. A eleição está marcada para o dia 1° de fevereiro. Além de Van Hattem, Arthur Lira (PP-AL), Baleia Rossi (MDB-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), Capitão Augusto (PL-SP) e André Janones (Avante-MG) disputam a presidência da Casa.

Leilão

O Ministério da Infraestrutura e a Agência Nacional de Aviação Civil publicaram a aprovação que veicula o Manual de Procedimentos do Leilão de Aeroportos e altera dispositivos do edital. O Paraná faz parte do Bloco Sul, que reúne oito aeroportos a serem leiloados, entre eles: o Aeroporto de Curitiba – Afonso Pena, Aeroporto de Foz do Iguaçu – Cataratas, Aeroporto de Londrina – Governador José Richa, Aeroporto de Bacacheri.

Senado

O senador Álvaro Dias destacou a necessidade de unir a bancada de 15 senadores do MDB em apoio a senadora Simone Tebet (MDB) para que aumente as chances dela ser eleita presidente da casa. “O partido, como sempre anuncia a recomendação do voto, mas respeita a posição individual, sempre foi assim em todas as matérias”, disse.

“Dia D”

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse em reunião com prefeitos que o início da vacinação contra a Covid-19 será na próxima quarta-feira, dia 20. O cronograma ainda depende da aprovação da Anvisa, que divulgará no domingo 17, se aprova ou não o uso emergencial dos imunizantes CoronaVac e da AstraZeneca. Os primeiros grupos que receberão as vacinas são profissionais de saúde, idosos em asilos e indígenas.

Alterado

O avião que buscará doses da vacina de Oxford na Índia partiu nessa sexta-feira, 15. As doses foram produzidas pelo Instituto Serum e a importação já foi aprovada pela Anvisa. A data de retorno da aeronave, com a carga de imunizantes estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada conforme o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo governo federal em parceria com a companhia aérea Azul.