Coluna da ADI 20/05/2021

3

Evento único

O presidente da AMP e prefeito de Jesuítas, Júnior Weiller, se reuniu com o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, para discutir sobre a possível realização do Congresso Paranaense de Prefeitos e do Governo 5.0 em um único evento. Na reunião, Júnior e Guto discutiram ainda a realização de encontros regionais, com a presença do governador Ratinho Junior, outra ação prevista no convênio “Desenvolve Paraná”.

“Desenvolve Paraná” 

Criado para incentivar a troca de experiências entre os municípios, o Congresso Paranaense de Prefeitos está previsto no convênio “Desenvolve Paraná”, firmado entre a AMP e o Sebrae-PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná) e objetiva a apresentação de boas políticas públicas aplicadas pelos governos locais  e para a melhoria do ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas em seus territórios, resultando em desenvolvimento econômico. Os eventos serão realizados dependendo da situação da evolução do combate à covid-19.

Itamaraty

Cida Borghetti permanece em Brasília. A ex-governadora do Estado foi ao Itamaraty para uma audiência com o ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto Franco França. O chanceler também faz parte do Conselho de Administração da Itaipu Binacional. Na pauta, planejamento da Usina para os próximos anos, relações com o Paraguai e a relevância da Usina para a América do Sul.

Meritocracia

O senador Alvaro Dias (Podemos) defende a aprovação da PEC que muda as regras para o processo de escolha e os mandatos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “A proposta de autoria do senador Lasier Martins é a medida mais sensata para a escolha dos novos ministros, indicação política para ministro do STF deve ser substituída pela meritocracia, além de impor mandato fixo para os ministros”, disse o senador.

Nova Ferroeste

O governador Ratinho Júnior destacou que a Nova Ferroeste será uma grande artéria de ligação entre dois estados e de integração sul-americana, com potencial de ajudar a escoar a produção de países vizinhos. “O crescimento do Mato Grosso do Sul e do Paraná passa por essa ferrovia. Sempre se falou muito em Ferroeste e, agora, vamos tirar esse sonho do papel”, disse. O projeto busca implementar o segundo maior corredor de transporte de grãos e contêineres do País, unindo dois dos principais polos exportadores do agronegócio brasileiro.

Nova Ferroeste II

 A Nova Ferroeste terá influência direta sobre 425 municípios de três estados. A área representa cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do País, estimado em R$ 206 bilhões. “A ferrovia tem um desenho muito interessante e a gente vê os dois governos, do Paraná e do Mato Grosso do Sul, trabalhando diuturnamente para fazer com que a Nova Ferroeste seja um sucesso”, avaliou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.

Parceria

A Assembleia Legislativa do Paraná e a Rádio e Televisão Educativa do Paraná formalizaram mais uma parceria para aprimorar cada vez mais as transmissões da TV Assembleia e também da TV Paraná Turismo (TV Educativa). A cooperação agora tem como foco a ampliação da distribuição do sinal para todo o Paraná. Além do assessoramento técnico para definição de soluções e tecnologias, o convênio prevê a cessão de equipamentos da TV Educativa para a operacionalização da TV Assembleia.

Pfizer

A terceira remessa de imunizantes contra Covid-19 produzida pela Pfizer/BioNTech, chegou ao Estado na terça-feira (18).  São 39.780 vacinas Comirnaty destinadas em sua totalidade ao prosseguimento da vacinação dos grupos de comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência severa. Esta leva amplia o número de cidades que irão aplicar o imunizante: as doses serão divididas entre Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, São José dos Pinhais, Colombo e Foz do Iguaçu.

Banco do Agricultor 

O governador  apresentou à ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina, o Banco do Agricultor Paranaense, programa que viabilizará meio bilhão de reais para alavancar a agricultura familiar e as pequenas cooperativas. O Estado vai compensar o agricultor, por meio da Fomento Paraná, com o reembolso de até 3 pontos porcentuais do juro contratado junto às instituições financeiras que trabalham com crédito rural. ”Precisamos de equalização de juros para crédito rural e um ambiente ainda mais favorável para agricultores de qualquer tamanho”, afirmou Ratinho Junior.

“Território Eficiência” 

A testagem em massa dos moradores do Conjunto Riviera, em Cascavel, onde foi desenvolvido o projeto “Território Eficiência”, indicou que desde meados de abril apenas 1,3% dos exames de detecção da Covid deram positivo. Os dados mostram que dos 2.037 moradores testados para a doença, 28 apresentaram resultado positivo, apenas seis ligadas à educação. Na avaliação da Prefeitura, os resultados mostram que não houve impacto negativo pelo retorno às aulas presenciais, que vem sendo feito de forma gradual na cidade e com os professores sendo vacinados antes da volta às salas de aula.

Suspensão

Clientes da Fomento Paraná que possuem financiamentos contratados com recursos repassados pelo BNDES e estão com pagamentos em dia podem solicitar à instituição a suspensão temporária das parcelas que vencem entre maio e outubro de 2021. A retomada dos pagamentos poderá ser feita a partir de novembro, mantendo-se o prazo final. A Fomento Paraná estima beneficiar mais de 1.200 empreendimentos.

Elogio

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) elogiou a postura do governador Ratinho que foi a Brasília para apresentar ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, o posicionamento do Paraná contra o modelo proposto pelo Governo Federal. “O governador foi a Brasília dizer que o Paraná não aceita o modelo híbrido que foi estruturado pelo Ministério da Infraestrutura, o mesmo posicionamento desta Casa e de seus 54 deputados e deputadas”, disse.

Exportações brasileiras

As exportações brasileiras de carne suína alcançaram 351,8 mil toneladas de janeiro a abril de 2021, uma alta de 25,3% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). As vendas de carne suína também têm se destacado no mercado interno. As compras no varejo cresceram 80% de julho de 2020 a janeiro deste ano, de acordo com a Associação Brasileira dos Criadores de Suínos (ABCS).

Energia Elétrica

O Brasil passou a importar energia elétrica do Uruguai — um total de 368 Megawatts, suficiente para abastecer 122.000 residências. A compra de energia do Uruguai dura até pelo menos sexta-feira (21).

Gigantes dos asfaltos

O governo federal lançou o programa Gigantes dos Asfaltos, que beneficia a classe dos caminhoneiros. Entre as principais medidas anunciadas, estão as condições especiais em linhas de crédito e serviços de banco. A primeira ação prevê, entre outros benefícios, que o caminhoneiro cliente da Caixa Econômica Federal terá isenção da primeira anuidade do cartão de crédito e descontos na cesta de serviços e na taxa de administração de previdência privada.