Coluna da ADI 21/07/2021

SAMU regional

O Ministério da Saúde anunciou a habilitação do SAMU da 6ª Regional de Saúde do Paraná, atendendo a um pedido do governador Ratinho Júnior, do secretário Beto Preto e do deputado Hussein Bakri. Na prática, a partir de agora o atendimento será custeado de forma tripartite entre União, Estado e municípios, dividindo os custos que, desde janeiro, eram bancados integralmente pelas 9 prefeituras da região, num rateio conforme o número de habitantes.

Hospital Regional

O prefeito Amin Hannouche afirmou que o Hospital Regional de Cornélio Procópio já está com 96% de suas obras prontas. O município aguarda a liberação de recursos do Governo do Estado para a compra dos equipamentos. “Estamos chegando ao final desta obra, restando apenas 4% para a finalização e entrega ao município. Isto nos dá um alento e faz com que possamos prosseguir nas tratativas junto ao governo estadual para a liberação dos R$20 milhões necessários à aquisição dos equipamentos”, disse Amin Hannouche.

Hospital Regional II

Amin Hannouche informou que esteve recentemente com o deputado Luiz Cláudio Romanelli (PSB) – que está fazendo o elo nos entendimentos entre o município e o Governo do Estado para a liberação do recurso – e finalizando com sua equipe o orçamento completo desses materiais. “Estamos colhendo vários orçamentos para que possamos obter um preço médio de todos os equipamentos necessários ao funcionamento do hospital”, adiantou.

Fronteira imunizada

Foz do Iguaçu deve ser um dos primeiros municípios brasileiros a encerrar a vacinação contra a Covid-19 com ao menos uma dose na sua população adulta. Essa velocidade só será possível porque o Ministério da Saúde destinou ao município e outros três da região de fronteira no Paraná um lote extra de imunizantes como estratégia de controle da circulação de novas variantes, como a delta (indiana).

Balanço legislativo

O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano, destacou a alta produtividade do Legislativo paranaense e a discussão e aprovação de matérias importantes para toda a sociedade. “Entre outras questões, também de suma importância para o Paraná, a discussão sobre o pedágio ganhou novo rumo, mais favorável aos paranaenses. A ação da Assembleia foi decisiva, graças às audiências públicas sobre o tema em todo o Estado”, disse.

OAB-PR

A sede da OAB no Paraná completou 15 anos. Instalado no bairro do Ahú, em Curitiba, o edifício projetado pelo arquiteto Leonardo Costa Hauer foi inaugurado na gestão do presidente Manoel Antonio de Oliveira Franco (2004-2006). A OAB Paraná também reuniu várias lideranças empresariais e de órgãos de classe em movimentos importantes, como “O Paraná que Queremos”, entre outras dezenas de eventos, palestras, congressos, seminários e encontros da área jurídica.

“Terceira via”

O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) pretende lançar, ainda neste ano, a senadora Simone Tebet (MDB-MS) como pré-candidata à Presidência da República. O movimento é feito em paralelo ao de outros partidos que se classificam como de centro, que resolveram colocar já, a pouco mais de um ano das eleições de 2022, o nome de seus pré-candidatos na rua como forma de testar qual deles poderia representar uma “terceira via” viável.

Vetado!

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta segunda-feira (19) que vai vetar o aumento do fundo eleitoral aprovado pelo Congresso Nacional dentro da Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2022. O valor do chamado fundão, usado para financiar campanhas eleitorais, pode chegar a R$ 5,7 bilhões. “Posso adiantar para você que não será sancionada”, disse Bolsonaro em entrevista à TV Brasil, que foi ao ar na noite desta segunda.

Fronteiras abertas

O Canadá planeja reabrir as fronteiras para viajantes totalmente vacinados a partir de 7 de setembro, caso a situação da pandemia continue controlada. Para norte-americanos e residente nos Estados Unidos, as portas reabrem no dia 9 de agosto, cerca de um mês antes. O governo canadense também está eliminando a política de quarentena de três noites para os que chegam via aérea, a partir de 9 de agosto.

Profissões do futuro

O estudo Profissões Emergentes na Era Digital: Oportunidades e desafios na qualificação profissional para uma recuperação verde identifica tendências e 14 carreiras em ascensão no curto (2 anos), médio (5 anos) e longo prazo (10 anos) na Indústria de transformação e nos serviços produtivos. Essas novas profissões, relacionadas com a digitalização do setor, poderão ser responsáveis por 767,5 mil oportunidades de trabalho, das 14,9 milhões de vagas, nos próximos 10 anos.

Profissões do futuro II

O estudo aponta que além das mudanças nos empregos existentes, as novas tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0, relacionadas com a digitalização – como internet das coisas (IoT), computação em nuvem (cloud), big data e inteligência artificial – têm o potencial de reduzir a desigualdade social e os recursos utilizados, e aumentar a participação das mulheres e dos jovens, a eficiência e a competitividade do país.

Delta no Brasil

Foram identificados no Brasil ao menos 110 casos da variante delta do novo coronavírus, de acordo com um levantamento do Ministério da Saúde sobre vigilância genômica do vírus. Das 110 contaminações, cinco evoluíram para quadro grave que resultou em morte. Foram 83 registros confirmados no Rio de Janeiro, treze no Paraná, seis em um navio que ficou parado na costa do Maranhão, um em Minas Gerais, dois em Goiás, três em São Paulo e dois em Pernambuco.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.