Coluna da ADI 23/04/2021

1

Central Logística

Localizado em um ponto privilegiado no mapa, que permite acessos aos principais centros consumidores e produtores do Brasil e do Mercosul, o Paraná se prepara para se tornar a grande central logística da América do Sul. São investimentos bilionários em diferentes modais logísticos: das estradas aos trilhos, dos portos aos aeroportos. O secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, ressalta que os projetos estão preparando o Estado para os próximos 30 anos.

Central Logística II

Sandro Alex destaca como esses corredores logísticos visam garantir a mobilidade e o atendimento à produção paranaense nas próximas décadas. “Se hoje investimos R$ 5 bilhões em infraestrutura, a projeção para a próxima década é de R$ 50 bilhões, um volume que vai marcar a história do Estado e acompanhar o crescimento do agronegócio e a atração de indústrias para o Paraná. A projeção é que o Estado se torne um grande canteiro de obras na próxima década”, salienta Sandro Alex.

Vacina covid

Mais de 1,5 milhão de paranaenses já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid-19. O número foi alcançado na manhã desta quinta-feira (22). De acordo com o Vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde, o imunizante foi aplicado em 1.504.373 pessoas. O total de paranaenses vacinados equivale a 14,4% da população do Estado, estimada pelo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2020.

PSS

A Prefeitura de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), vai abrir Processo Seletivo Simplificado (PSS) para contratar auxiliar de enfermagem, enfermeiro e médico da família. Os profissionais vão atuar no combate à pandemia de Covid-19. As inscrições e entregas de títulos começam no dia 26 de abril e vão até 7 de maio. Não há taxa para se inscrever. As inscrições e o edital podem ser vistos no site da Prefeitura de Pinhais.

Retorno à Alep

O ex-chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, vai assumir no dia 27 de abril a vaga aberta na Assembleia Legislativa pela morte do deputado federal Schivianato (PP), de covid-19. O retorno de Valdir Rossoni dá ao PSDB um novo fôlego para montar uma chapa competitiva para a eleição de dois de outubro de 2022, com possibilidade de emplacar três federais e pelo menos quatro estaduais.

Capacitação Turismo

Estão abertas as inscrições para os cursos de Gestão de Projetos e Gestão para Resultados Municipais, promovidos pela Paraná Turismo em parceria com a Escola de Gestão do Paraná. Os cursos têm o foco na implementação de projetos e melhoria de processos de prestação de serviços públicos. Os cursos acontecerão na modalidade à distância, as inscrições podem ser feitas até o dia 30 de abril e o início das turmas está previsto para o dia 3 de maio, no site da Escola de Gestão do Paraná.

Canziani no MEC

O Centrão, grupo de apoio do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do governo federal, tenta emplacar o ex-deputado Alex Canziani (sem partido-PR) na Secretaria Executiva do MEC (Ministério da Educação). Além de ter um diálogo aberto com membros da bancada da educação no Congresso, o político possui, segundo ex-colegas, um “perfil conciliador”, o que o ajudaria na pasta.

Canziani no MEC II

A ideia de sugerir o paranaense à secretaria mais importante decorre do entendimento de que dificilmente o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) trocará o comando do MEC mais uma vez em sua gestão. Em julho do ano passado, o nome de Alex Canziani chegou a ser indicado por parlamentares do Centrão para assumir como o quarto ministro da Educação sob a gestão de Bolsonaro, o que não ocorreu.

Cannabis medicinal

A partir desta sexta-feira (23), os integrantes da comissão especial que analisa a autorização do comércio de derivados da cannabis para fins medicinais no Brasil poderão apresentar emendas ao substitutivo dentro do prazo de cinco sessões do Plenário. O relator do projeto de lei, deputado federal Luciano Ducci (PSB-PR),  apresentou o substitutivo na terça-feira (20).

Cannabis medicinal II

O substitutivo de Ducci amplia a ideia original do projeto e prevê que a União poderá autorizar o plantio, a cultura e a colheita de qualquer variedade de cannabis – planta também usada para produzir a maconha – não apenas para fins medicinais, mas igualmente para uso em pesquisas científicas e na indústria. Assim como o projeto, o substitutivo altera a Lei Antidrogas.

Nova remessa

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai entregar, nesta sexta-feira (23), 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses. Para os próximos meses, a programação é que as entregas cresçam em volume e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho.

BB

Até o fim deste mês, Bolsonaro deve oficializar a indicação do ex-presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) Jorge Bastos para ser o vice-presidente do Governo e Agronegócios do Banco do Brasil. Isso fará com que o Centrão ocupe mais um cargo importante na máquina federal, uma vez que o nome de Bastos foi enviado por parlamentares do bloco. Trata-se da vice-presidência mais cobiçada do banco, pois é aquela que menos exige conhecimentos sobre o mercado financeiro, perfeita para indicações políticas. A remuneração pode passar dos 100.000 reais com variáveis.

Orientações

O Ministério da Saúde orientou que a imunização contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades comece em maio, por faixa etária dos mais velhos para os mais jovens. As doenças pré-existentes incluídas são: diabetes, hipertensão, problemas pulmonares, doenças cardiovasculares, doença renal crônica, imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade, síndrome de down e cirrose hepática. Cerca de 17,8 milhões de pessoas fazem parte desta categoria.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.