Coluna da ADI 30/06/2021

2

ADI pelo PR

A diretoria da Associação dos Jornais Diários do Interior do Paraná (ADI-PR) cumpriu agenda em Brasília nesta terça-feira, 29. Em conversa com o Diretor de Mídia e Patrocínio do Governo Federal, José Ricardo, foi apresentada a abrangência regional dos jornais diários e a alta capacidade de cobertura e comunicação da associação. “A ADI é a associação com maior cobertura regionalizada do Estado, com 23 associados, entre jornais impressos, jornais online e portais de comunicação online”, disse Jucelino Costa, presidente da Associação.

Governo 5.0

Foz do Iguaçu será sede do evento estadual Governo 5.0, o encontro está previsto para os dias 24, 25 e 26 de novembro. O Governo 5.0 é uma parceria entre o Executivo Estadual, a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) e a Assembleia Legislativa, que reúne prefeitos, vereadores, secretários, técnicos das administrações municipais e lideranças. O evento irá contar com palestras e Workshops sobre desenvolvimento econômico do Paraná, cidades inteligentes, captação de recursos e capacitação de vereadores. “Esse evento é a aproximação da gestão estadual com os municípios, é a proposição do uso mais frequente da tecnologia aliada a sustentabilidade”, disse o Prefeito Chico Brasileiro.

Apoio aos Lindeiros

Líder do Governo na Assembleia Legislativa, o deputado Hussein Bakri (PSD) apresentou um projeto de lei que concede o título de utilidade pública estadual ao Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu. Sediada em Santa Helena e fundada em 1990, a entidade reúne 16 cidades com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico urbano e rural de toda a região de forma integrada, sempre em parceria com Itaipu Binacional. Assim que a proposta for aprovada e virar lei, o Conselho estará apto a captar recursos junto ao Governo do Estado para reforçar as suas atividades.

Centro Paralímpico

Às vésperas das Olimpíadas de Tóquio 2021, a Prefeitura de Maringá anuncia, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, que construirá um Centro de Treinamento Paralímpico. Obra com custo estimado em R$ 7 milhões, terá parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e deve ser inaugurada em 2023. A cidade tem atletas paralímpicos com marcas de destaque internacional, liderando rankings mundiais. No momento, acontece a avaliação do local onde será o Centro, com três terrenos pesquisados.

Centro Paralímpico II

O Centro de Treinamento Paralímpico de Maringá terá piscina, ginásio coberto, equipamentos de atletismo, salas técnicas, anfiteatro, capacitação, área de convivência, entre outros espaços. Também haverá projetos com a Secretaria de Educação, focados em crianças com deficiências. “Com o Centro de Treinamento Paralímpico, Maringá amplia ainda mais suas opções como polo esportivo brasileiro”, comenta o prefeito Ulisses Maia.

Frio intenso

O Paraná registrou nesta terça-feira (29) a madrugada mais fria do ano, com temperaturas negativas em 24 municípios. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em General Carneiro, na região Sul, a mínima foi de -3,9 °C, a menor temperatura do ano no Estado. Em Palmas, no Sudoeste, os termômetros apontaram -3,8 °C e em Guarapuava, no Centro-Sul, a mínima registrada foi de -3,4 °C. “Para esta quarta-feira, ainda podemos esperar temperaturas negativas em algumas regiões, com previsão de geada em diversos pontos do Paraná nas próximas 48 horas”, disse a meteorologista do Simepar Lídia Mota.

Empreendedorismo

O prefeito Leonaldo Paranhos participou da inauguração da nova sede da Amic PR (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná), na manhã desta segunda-feira. 28. Paranhos destacou o papel das microempresas no fortalecimento da economia e que elas se transformaram em uma ferramenta de independência para empreendedores. “A pequena empresa é um grito de independência é uma ferramenta inteligente de geração de renda local, regional. É a possibilidade de sonhos, de emprego de renda”, afirmou.

Emenda

O deputado federal Aliel Machado (PSB) anunciou o repasse da emenda parlamentar, no valor de R$ 400 mil para o Hospital Bom Jesus (HBJ) de Ponta Grossa. O recurso é destinado para a aquisição de equipamentos e vão beneficiar pacientes atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre os equipamentos que serão adquiridos estão ventiladores pulmonares, carros de emergência, 8 elevadores para transposição de leito, lavadora ultrassônica, eletrocardiógrafos, entre outros.

TRE-PR

Rodrigo Otávio Rodrigues Gomes do Amaral foi eleito novo integrante titular do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, em Curitiba. Participaram da eleição online os desembargadores integrantes do Tribunal de Justiça. O magistrado exercerá função durante dois anos. Mora em Abaiti e possui graduação em Direito pela Faculdade Estadual de Direito do Norte Pioneiro(1995), em Jacarezinho.

TJ-PR

O magistrado Rogério Ribas foi promovido como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR). Rogério Ribas era Juiz de Direito Substituto em Segundo Grau e ingressou em 1990 na carreira da magistratura. Sua promoção foi por antiguidade e contou com a aprovação por unanimidade do Pleno do tribunal. O magistrado irá ocupar a cadeira deixada pelo desembargador Irajá Romeo Hilgenberg Prestes Mattar, que se aposentou em maio deste ano.

Audiências

O projeto de Lei 1473/21, de autoria do senador Flávio Arns (Podemos-PR), permite a realização de audiências de custódia por videoconferência enquanto persistir a emergência de saúde pública decorrente da pandemia de Covid-19. Flávio Arns argumenta que o objetivo é reverter os efeitos de trecho da Lei Anticrime, que atualmente proíbe audiências de custódia por videoconferência. De acordo com o projeto, a audiência de custódia por videoconferência será adotada quando não for possível o formato presencial dentro do prazo de 24 horas. O texto, que já foi aprovado pelo Senado Federal, tramita agora na Câmara dos Deputados.

Fura fila

O projeto de lei que estabelece punições para quem furar a fila da vacina contra a Covid-19 foi aprovada em segunda discussão na sessão desta segunda-feira (28), da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Além da multa, a legislação estabelece uma série de penalidades para quem descumprir o cronograma do Plano Nacional de Imunização (PNI). Entre as sanções previstas no texto aprovado para combater os chamados fura-filas estão multas, impossibilidades de receber uma segunda dose antes da ordem prevista e os infratores também não poderão receber benefícios ou incentivos fiscais.

Concorrência

O presidente da Petrobras, Joaquim Silva e Luna, disse na Câmara dos Deputados que a entrada de novos concorrentes no segmento de refino de petróleo pode reduzir o preço do combustível para o consumidor. A companhia decidiu vender oito refinarias, entre outros ativos, para gerar caixa e diminuir a sua dívida, que encerrou o ano de 2020 em 75,5 bilhões de dólares (valor bruto). Luna disse aos deputados que a própria Petrobras, que vai preservar cinco refinarias, será uma das concorrentes dos novos controladores das unidades vendidas.

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.