Coluna do Editor 01/07/2021

1

Na escola

Os vereadores Professor Oseias e Valdomiro Bozó visitaram ontem a Escola Municipal Shirley Lorandi, “uma visita extremamente importante porque é dentro da escola que temos contato com o mundo do conhecimento e isso merece – e precisa – ser valorizado”, comentou Bozó. Os dois entregaram mudas de flores como forma de incentivar a preservação do meio ambiente.

Candidato

Em entrevista a Batista Franco no “Papo Franco” da Rádio União (AM 900), ontem (30), o vereador Elton Welter reforçou sua posição como pré-candidato a deputado federal pelo Partido dos Trabalhadores na eleição do próximo ano e reiterou acreditar ter total “viabilidade eleitoral”.

Trânsito

O vereador Pedro Varella é outro que está preocupado com a dificuldade de saída da cidade em horários de pico, especialmente no cruzamento da Maripá com a São João. Para ele há uma necessidade urgente da implantação dos binários.

Cooperar

Neste sábado (3), as cooperativas de Toledo se unem para a realização do Dia de Cooperar, com o recolhimento dos resíduos eletrônicos. Será das 9 às 15 horas no Supermercado Primato do Jardim Panorama, no Parque Ecológico Diva Paim Barth (lago municipal) e na Praça do Jardim Coopagro ao lado do Sicredi). Quem levar seu material vai receber uma sacola ecológica.

CPI da Covid

A CPI da Covid aprovou a convocação do líder do governo Bolsonaro na Câmara, deputado federal paranaense Ricardo Barros (PP-PR), e do agora ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde, Roberto Dias. Ao todo, foram aprovadas as convocações de 21 pessoas. Com a medida, os senadores buscam avançar sobre o que chamam de uma nova fase de investigação. A cúpula da CPI avalia que há indícios de “desvio de dinheiro público no âmbito da administração federal”, nas palavras do relator Renan Calheiros (MDB-AL).

Lote

Na última segunda-feira (28) o município de Toledo publicou o Decreto Nº 174 que declarou de interesse social, para fins de desapropriação o lote Rural nº 75. A, integrante do 3º Perímetro da Fazenda Britânia, com área de 204.900,00m². O objetivo é implantar ali o embrião do projeto sobre o Lote Social, por enquanto apenas apresentado junto à Câmara Municipal.

Casas

Pelo que a Lei descreve, esta área seroa destinada à implementação de políticas de habitação popular.

Análise

O projeto segue em análise nas comissões e, pelo visto, não será nada fácil corrigir alguns ‘errinhos’ já detectados.

Meio Ambiente

A Promotoria de Justiça de Proteção ao Meio Ambiente do Ministério Público do Paraná abriu um Inquérito Civil sobre o aterramento de sanga, danos em área de preservação permanente através de constantes intervenções não autorizadas, falsificação de anuência e descumprimento de medidas exigidas pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Saneamento e ainda pelo Instituto Água e Terra.

Com vacina

O presidente da Ouro e Prata, Niulton Pegoraro, espera a liberação dos jogos de futebol tradicionais às tardes de sábado. Ele adiantou que só serão permitidos jogadores com a carteira de vacinação na mão, comprovando a dose contra Covid-19.

Data especial

Hoje, para mim, é uma data muito especial. Completo 18 anos como editor-chefe do Jornal do Oeste. Lembro como fosse hoje o convite recebido por seu Armando Staudt Manfroi para assumir o cargo. Confesso que, quando aceitei, não esperava chegar a esta marca.

Gratidão

Minha gratidão eterna a ele que apostou em mim quando eu era um jornalista ainda em início de carreira – embora já bem rodado. Minha gratidão também a todos que trabalharam ao meu lado ao longo deste período porque foram estas pessoas que também me auxiliaram a moldar quem sou hoje. Não poderia deixar de fora quem hoje trabalha comigo, uma equipe dedicada, profissional, responsável, mas acima de tudo, de um caráter extraordinário.

Leitores

Minha gratidão aos leitores, em especial aos mais críticos, afinal, são estas críticas que fortalecem, orientam, alimentam…

Família

 E, claro, gratidão à minha esposa Larissa e minha filha mais nova Joana que suportam até hoje um peso extremo pela pressão de exercer um cargo de tamanha importância durante tanto tempo. Amores da minha vida, obrigado!