Coluna do editor 01/12/2020

2

Afastado

Perdoem os leitores pela ausência na semana passada. Em função da Covid permaneci em isolamento domiciliar e por isso não escrevi a Coluna que, tomara o Papai do Céu, agora em novos sustos até o fim deste que tem sido um ano realmente atípico.

Obrigado

Quero aqui agradecer à equipe do Labortório Labclinic pela eficiência e profissionalismo, além de um atendimento sempre diferenciado e aqui um muito obrigado à proprietária Walniza Fatima Girelli Viezzer. Também ao médico – e amigo – Ivan Ogrodinik por mostrar ainda existirem profissionais diferenciados. Por falar em amigos, agradeço a todos os amigos que enviaram mensagens preocupados com meus estado de saúde que, felizmente, manteve-se bom, apesar da doença.

Eficiência

Preciso registrar ainda a eficiência do setor de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Toledo pela presteza no atendimento.

Sintomas

Apresentei sintomas como calafrios, dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza e tosse. Escrevo isso para que vocês, leitores, caso apresentem algum sintoma parecido, por favor, procurem atendimento médico o mais rápido possível e sigam à risca as orientações de isolamento domiciliar e tomem a medicação prescrita. É ainda o melhor caminho para vencermos essa doença terrível.

Na UTI

O deputado estadual Cobra Repórter (PSD) teve o diagnóstico confirmado de Covid-19 na semana passada e estava, até então, se recuperando em casa sob acompanhamento médico. Na manhã desta segunda-feira (30), ele foi encaminhado para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratar da doença. O estado de saúde dele é estável e ele respira sem a ajuda de aparelhos. Por orientação médica, o deputado está sem acesso ao telefone celular.

Energias

Sua esposa, Vânia Duarte, também diagnosticada com o novo coronavírus, está passando por novos exames. O casal tem quatro filhos e eles não foram diagnosticados com a doença. “Quero pedir orações e energias positivas. Tenho certeza absoluta que tudo isso vai passar e conto com o apoio de cada um de vocês”, disse o deputado Cobra Repórter.

Calma piá!

O juiz Eugênio Giongo, da 3ª Vara da Fazenda Pública de Toledo, enviou resposta ao mandado de segurança impetrado pelo – ainda – vice-prefeito Tita Furlan, que pediu à Câmara Municipal o afastamento do prefeito Lucio de Marchi por ele estar com Covid, com base no Artigo 51 da Lei Orgânica Municipal. Em resumo o juiz pediu calma ao piá.

Trabalho remoto

Em seu despacho o magistrado lembra que, de fato, o Artigo 51 prevê eventual substituição do prefeito pelo vice, “contudo, não se verifica tais requisitos no presente caso, ao menos em sede de cognição sumária, em que não se tem provas do oficial impedimento do prefeito, que mesmo testando positivo para Covid vem cumprindo seu dever de forma remota, utilizando-se inclusive de assinatura na forma digital, o que é uma realidade nos dias atuais” e, em outro trecho, ressalta não haver nenhuma prova do prefeito ter sido impedido de exercer suas atividades.

Exemplos

Na resposta o juiz Eugênio Giongo cita alguns exemplos de prefeitos também acometidos pela Covid e que trabalharam normalmente, incluindo aí Bruno Covas, só o prefeito da maior cidade da América Latina. Até o presidente Jair Bolsonaro foi lembrado.

Nomes

Claro que as especulações em torno de nomes para o futuro governo não param e, pelos indicados à Comissão de Transição, alguns são fáceis de serem vistos na Prefeitura de Toledo a partir de 2021 e aqui darei alguns palpites apenas. Jadyr Claudio Donin (Chefia de Gabinete), Marcio Pena Borges (Comunicação), Marcelo Cristiano Vanzella (Emdur), Neuroci Antonio Frizzo (Finanças ou Administração) e Douglas Diogo de Queiroz (Assessoria Jurídica), os quais certamente ocuparão cargos dentro da futura administração, mostrando que o discurso de mudança, ao menos até agora, não chega a ser mais do mesmo já demonstrado.