Coluna do Editor 02/03/2021

1

UTIs


Pergunta que não quer calar…Onde estão os dez Leitos de UTI de Palotina? O ex-prefeito foi nomeado na Secretaria de Estado de Saúde. Será que agora ele terá consciência e vai reconhecer que os leitos de UTI são de suma importância para salvar vidas?

Central muda

Ainda falando da doença, em virtude da ampliação do atendimento aos pacientes sintomáticos de Covid-19 no Pronto Atendimento Municipal Doutor Jorge Nunes (PAM/Mini Hospital), na Grande Pioneiro, a Prefeitura de Toledo informa que a Central de Especialidades passará a atender na UBS da Vila Paulista a partir desta quarta-feira (3). As consultas agendadas para segunda e terça-feira serão remarcadas.

‘Biquinho’

Sobre a Central, gostaria imensamente de saber como anda o humor do povo por lá, porque quando o ex-prefeito Lucio de Marchi tomou medida semelhante, transferindo temporariamente o atendimento para o Centro Cultural Ondy Élio Niederauer, houve quem fizesse ‘biquinho’ na hora de ir trabalhar e, claro, campanha eleitoral contra.

Vacinação

A vacinação contra Covid-19 para idosos com 85 anos ou mais segue até esta quarta-feira (3) em Toledo. São três pontos de vacinação: tenda no Parque Ecológico Diva Paim Barth (lago municipal), Certi da Pioneiro e Certi do Coopagro, funcionando das 8h30 às 16h30. É preciso levar documento com foto, CPF, comprovante de endereço e carteira de vacinação.

Novo assessor

Mudança na assessoria do vereador Valdomiro Bozó na Câmara de Toledo. A partir desta segunda-feira seu novo assessor parlamentar é Agnaldo Facero Souza. Uma ótima escolha do vereador.

Não morreu!

No fim de semana circulou um boato sobre a morte do ex-deputado federal Dilceu Sperafico. Ele, embora continue internado no Hospital Sírio-Libanês em São Paulo, segue se recuperando muito bem da Covid-19 e em breve deverá estar novamente em Toledo.

Responsabilidade

Agora, vamos combinar, quem espalhou o boato merecia uma bela reprimenda pela irresponsabilidade do ato. Ah, fosse eu a ter feito metade disso…

Nota Oficial

“Considerando o Decreto número 69831/2021 de 26 de fevereiro de 2021, publicado pelo Governo do Estado do Paraná, o reitor em exercício da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Gilmar Ribeiro de Mello, mantém suspensas as atividades presenciais da graduação, suspende as aulas práticas e estágios supervisionados que de forma escalonada vinham sendo autorizados, no âmbito da Unioeste até o próximo dia 8 de março do presente ano”, traz a nota oficial da Unioeste.

Compromisso

A nota informa também que a Unioeste desde o início da pandemia do novo coronavírus tem sido essencial e contribui diariamente com pesquisas e projetos, já colocados em prática e à disposição da população, além de atuar diretamente no combate ao vírus na busca por soluções que amenizem os impactos da Covid-19 no indivíduo infectado. “Para a Universidade do Oeste do Paraná a vida é sempre prioridade, prova disso é a decisão logo no início de janeiro em adiar a data do vestibular para julho de 2021, medida esta que agora fica clara ter sido assertiva e em momento adequado, e se necessário for, não está descartado um novo planejamento, o que reforça o compromisso com o bem estar de todo servidor, acadêmico e vestibulando”.

Destaques

“Hoje, o Hospital Universitário do Oeste do Paraná (Huop), parte da Unioeste, é um dos grandes destaques em atendimentos e tratamento em todo o estado, sendo inclusive o primeiro a destinar uma ala exclusiva para infectados pela doença. O trabalho ininterrupto se mantém, sempre valorizando os profissionais que estão na linha de frente e priorizando a recuperação dos pacientes. Universidade e Huop seguem como parceiros da sociedade na luta contra o vírus e contando com a contribuição de todos para que logo tudo retorne à normalidade”, finaliza.