Coluna do Editor 03/02/2021

2

Visita


Visitei o vice-prefeito Ademar Dorfschmidt (Cidadania) nesta terça-feira. Conversamos durante um bom tempo sobre a eleição, o atual momento político de Toledo – e o futuro, claro – além de fazermos uma análise sobre a conjuntura nacional com a eleição de Arthur Lira (Progressistas) à presidência da Câmara Federal.

Serenidade

Maturidade política Ademar sempre teve, mas dessa vez ele parece, finalmente, ter encontrado a serenidade necessária para se consolidar como uma das grandes lideranças políticas da cidade.

Nome forte

Tanto assim que hoje ele é um dos nomes mais fortes, se não o mais forte, para ser o candidato a deputado estadual com chance de eleição. O próprio prefeito Beto Lunitti (MDB) já sinalizou que seu vice será o candidato a deputado.

Bolsonaro em Cascavel

O presidente Jair Bolsonaro deve chegar a Cascavel nesta quinta-feira (4), a equipe encarregada de sua segurança desembarcou no domingo. O presidente irá inaugurar o Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), que deveria ter ficado pronto ainda para a preparação da equipe brasileira da modalidade para as Olimpíadas do Rio de Janeiro, mas só agora será entregue. “O investimento nesse projeto passou de R$ 30 milhões, cerca de 80% vindos do Governo Federal e os 20% do governo estadual”, destaca o deputado federal Evandro Roman, autor dessa conquista.

Manifesto

A vinda de Bolsonaro à região será o momento para as entidades se manifestarem sobre o modelo de pedágio que está sendo proposto pelo Governo Federal para o Paraná. A maioria quer o modelo da menor tarifa.

Reunião

Esta semana, em Cascavel, houve uma reunião com representantes de várias entidades para definir como será feito esse pedido ao presidente durante sua visita. A informação é do presidente da Caciopar, o advogado toledano Flávio Furlan.

Sem água

A Sanepar informa que uma das estações elevatórias de água de Toledo ficou sem energia nesta terça-feira (2). A paralisação do bombeamento prejudicou o abastecimento nas regiões do Jardim Porto Alegre, Independência, Concórdia, Bandeirantes e parte do Jardim Gisela.

Alegria!

Quem está feliz da vida com a chuvarada constantes das últimas semanas em Toledo é o pessoal das borracharias. O movimento aumentou bastante em função do aumento dos furos e vazamentos. A explicação é simples: muito detrito que estava nas calçadas foi parar nas ruas. Pregos então…

Buracos

Comentei sobre o estado de abandono de parte da Barão do Rio Branco e, por causa da chuva incessante, em algumas outras ruas começam a surgir buracos no asfalto. A situação é bastante parecida com a enfrentada pelo ex-prefeito Lucio de Marchi no início de seu mandato.

Recape

Por falar em Lucio, as ruas de Toledo hoje estariam mais parecendo um queijo suíço não fosse o investimento feito pelo ex-prefeito na recuperação de tantas ruas e avenidas ao longo dos últimos quatro anos.

Galerias

Outro investimento importante feito por Lucio, e que muita gente não dá importância, é a questão das galerias pluviais. Com o volume de chuva muito acima da média para esta época do ano, pontos críticos certamente teriam alagado fácil em Toledo, casos do Parque Ecológico Diva Paim Barth, de uma parte do Gisela e outra parte do Jardim Coopagro. São apenas três das várias regiões que receberam melhorias no escoamento da água da chuva e hoje não sofrem com os alagamentos.

Sugestão E já que estamos falando em galerias, fica aqui uma sugestão à administração municipal para observar a questão da Rua Santo Ângelo, na Vila Industrial. Como não existem galerias pluviais nas ruas próximas, toda água escoa para a Santo Ângelo, que se transforma num verdadeiro rio, especialmente na rotatória com a Santos Dumont.