Coluna do Editor 03/12/2021

1

Polivalente

Este Guilherme Matheus Kaiser Breda é mesmo polivalente. Somente isso para explicar tantas nomeações em sequência dentro da atual gestão do prefeito Beto Lunitti em Toledo. Primeiro ele foi indicado como coordenador do ensino dos Centros Municipais de Educação Infantil. Denunciado pelo Conselho de Educação, por não ter a qualificação técnica para o cargo, Guilherme foi nomeado na Secretaria de Comunicação…E agora no Florir Toledo…

Recepção a Pacheco

Diretores da Acic, empresários e líderes dos mais diferentes setores vão participar, no próximo dia 10 de dezembro, de recepção ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Ele virá a Cascavel para participar de um evento na FAG. Pacheco falará sobre Trabalhos do Congresso Nacional com foco na Economia Brasileira. Confirmações de presenças podem ser feitas pelo telefone 3321-1432.

Audiência

O vereador Gabriel Baierle (DEM), presidente da Comissão Especial que analisa a revisão do Plano Diretor de Toledo, enviou convite para a audiência pública, que será realizada hoje (3), às 14 horas, no Auditório e Plenário Edílio Ferreira da Câmara Municipal de Toledo. O objetivo é discutir as Mensagens Aditivas nº 11 a 21, de 2021, recebidas às matérias que integram o Plano Diretor. Serão vários pontos para serem analisados.

Prazo

As entidades representativas da comunidade serão ouvidas na audiência pública e terão até o dia 6 de dezembro para apresentação de sugestões de alterações às matérias apresentadas nas Mensagens Aditivas, as quais devem ser encaminhadas diretamente à Comissão Especial, podendo ser apresentadas ao presidente durante a audiência pública, ou protocoladas junto à recepção da Câmara ou via protocolo online.

Ajustes

Aparentemente alguns ajustes estão sendo possíveis nestas discussões prévias, entre eles a questão das construções em torno do Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Equilíbrio

A superintendente da Hoesp Zulnei Bordin comentou sobre a redução do número de leitos de UTI Covid no Hospital Bom Jesus, em Toledo. Segundo ela, o mínimo necessário para manter o equilíbrio financeiro seria 10 leitos, com o ideal 12.

Ajustes

Houvesse um pouco mais de vontade política por parte das lideranças locais que se dizem tão preocupadas com a saúde pública, certamente o bom senso poderia ter prevalecido sobre interesses meramente eleitoreiros, como parece ser o caso.

Representatividade

A falta de representatividade política de Toledo no cenário estadual tem custado um preço alto demais.

Construção

Zulnei também comentou sobre os resultados de duas recentes viagens (Brasília e Curitiba), onde ela foi atrás de recursos para o início da construção da nova sede do hospital, que será ao lado do campus da PUC-PR, na Vila Becker.

Referência

Este novo hospital, com capacidade para 500 leitos – sendo 250 na primeira fase – será usado como referência para os estudantes de Medicina da Universidade Federal do Paraná em Toledo, além da FAG em Cascavel.

Novidade

Outra novidade será a abertura de cinco leitos de UTI Pediátrica, uma deficiência na área de abrangência da 20ª Regional de Saúde.

Natal Encantado

Hoje (3), a partir das 20 horas na Praça Willy Barth, estreia a nova apresentação do grupo Os Amadores Cia de Teatro. “O Melhor Presente de Natal” procura de forma lúdica trabalhar a empatia como um presente que pode ser ofertado por cada criança e adulto neste natal. No elenco: Alex Junior da Silva, Beatriz Bet, Gabriela Mello, Gabriella Werkhauser, Mariana Franz, Pedro Franz, Renata Wieczorek e Susana Sasson. Músicos: Cristiano Frank, Gianni Ambrosino e Viviane Ribeiro. Assistente de Produção: Ana Karine Braggio. Direção: Márcio Franz (Formiga). A apresentação faz parte da programação da IV Edição do Natal Encantado de Toledo, promovido pela Acit.