Coluna do Editor 04/03/2021

Novo comando


O deputado federal Sérgio Souza é o novo presidente da Executiva Provisória do MDB do Paraná. Ao seu lado, no cargo de tesoureiro do partido, foi nomeado o prefeito de Jesuítas e candidato a presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Júnior Weiller. O partido está presente em todos os 399 municípios do Estado e possui em seus quadros 30 prefeitos (as), bem como dois deputados federais e dois deputados estaduais – Foto: Divulgação

Baleia abaixo

A mudança na Executiva partiu de determinação do presidente nacional da sigla, deputado federal Baleia Rossi (SP). Sérgio Souza preside a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) e a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados. Também fazem parte da Comissão Provisória Estadual do partido Antonio Anibelli Neto (deputado estadual), Gerson Denilson Colodel (prefeito de Almirante Tamandaré), Gertrudes Bernardy (vereadora de Ivaiporã), Hermes Parcianello (deputado federal) e Maurício Thadeu de Mello e Silva (deputado estadual).

Vacinas

O prefeito Beto Lunitti encaminhou projeto à Câmara Municipal, em regime de urgência, para abertura de crédito especial no valor de R$ 5 milhões no orçamento para compra da vacina Sputinik, da Rússia, contra a Covid-19. A ideia é formar um consórcio de municípios do Oeste para a compra em conjunto, tanto que um ofício foi encaminhado ao presidente da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.

Luto

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, decretou luto oficial pelo falecimento da senhora Vera Lucia Bohn de Carvalho, que teve importante atuação no poder público, prestando serviços como secretária de Administração da Prefeitura de Nova Santa Rosa no período de 2001 a 2004 e atuando atualmente como diretora da Câmara de Vereadores do município. Além de ser atuante e idealizadora em diversos projetos da comunidade nova-santa-rosense no decorrer dos anos.

Mais cargos?

Do jeito que a coisa vai, Gilson Francisco (Cidadania) terá vida curta no cargo de vereador em Toledo. Falando sobre a pista de skate no Jardim Porto Alegre, o rapaz ia bem quando pediu para se fazer uma reforma do local e colocar iluminação, mas… Mas aí ele resolveu pediu um coordenador específico para a modalidade. E precisa? Em tempos de crise não seria o caso de cortar gastos ao invés de criar cargos?

No radar

Marcelo Marques (Patriotas) foi outro a entrar na onda de ataques contra o Consórcio Intermunicipal de Saúde da Costa Oeste do Paraná (Ciscopar) na sessão ordinária de segunda-feira. Ele questionou as sobras de consultas com especialistas. “Toledo tem a oportunidade de fazer e não faz”, comentou o vereador, citando ainda a lista de espera para esse tipo de serviço. A secretária de Saúde Gabriela Kucharski, de acordo com o vereador, afirmou estar com isso no radar e que iria verificar.

Economia

Bom, já que os nobres vereadores estão dispostos a trabalhar, quem sabe não seria o caso de apurar quanto a economia de Toledo é impactada de maneira positiva com a presença do Ciscopar. Da forma como estão colocando parece que o serviço é um bomba prestes a explodir. São vários negócios paralelos que se beneficiam do consórcio, como restaurantes, lanchonetes, farmácias, etc.

Auxílio

Além disso, o Ciscopar é a melhor forma de auxílio à prestação de um serviço de saúde com o mínimo de qualidade. Sem ele os municípios menores não teriam a menor condição de atender suas respectivas populações.

Pandemia

Sobre as consultas sobrando, nunca é demais lembrar que ano passado cirurgias e exames ficaram durante um bom tempo proibidos de serem feitos pelo receio de faltarem alguns medicamentos. A mesma medida repetida agora com o novo decreto do Governo do Paraná, suspendendo por 30 dias a realização de cirurgias eletivas por causa da pandemia do novo coronavírus.