Coluna do Editor 04/12/2020

0

Chuva boa

De acordo com dados da Cooatol, em Toledo a chuva nesta quinta-feira (3) foi bastante intensa. Em Dois Irmãos havia chovido até às 7 horas da manhã de ontem nada menos que 48mm. Em São Luiz do Oeste 55mm e no Jardim Pancera nada menos que 75 mm. Na Vila Industrial o nível de chuva estava em 70mm. Mas em Concórdia foram 80mm e na Lopeí 85 mm. Que chuva boa…

Ponto

Por falar em chuva, este deve ser um dos motivos para um ocupante de cargo de confiança junto ao Governo do Estado não bater ponto em Toledo? O moço, ligado diretamente à Casa Civil, parece não estar muito chegado nos últimos tempos ao trabalho, mas como parece ter as ‘costas quentes’ não está nem aí. Durante o expediente tem preferido fazer compras, frequentar botecos e, de vez em quando, rola até festinha com direito a cuecas expostas.

Imagem arranhada

Cotado para ser o próximo presidente da Câmara de Toledo, o vereador Leoclides Bisognin (MDB) concorda que a imagem do Legislativo anda arranhada demais perante à população. E ele está disposto a dar um basta nessa situação.

Cobranças

Para Bisognin é preciso que o Regimento Interno seja respeitado na íntegra e que seja criado um Código de Ética próprio, estabelecendo as eventuais punições a quem descumprir as regras. Hoje a impressão é o Regimento ser apenas uma peça fictícia.

Irritação

O experiente vereador também não tem escondido sua profunda irritação com quem o chamou de velho durante o processo eleitoral. Reeleito para o sétimo mandato como vereador – um recorde na história de Toledo – Bisognin não tem medido as palavras para mandar recados a estas pessoas.

Novo líder?

Se não houver nenhuma mudança de última hora, Genivaldo Paes (PL) deverá ser indicado o novo líder do Governo na Câmara Municipal. Mas não nesta e sim na próxima legislatura. As conversas neste sentido avançaram muito nos últimos dias e Genivaldo parece ter batido o martelo.

Saúde

Daniel Ricardo Jochins, segundo suplente do PSD, foi procurado e poderá assumir um cargo na próxima gestão. Claro, na área de saúde.

Pressão

Por falar em cargos, a pressão tem sido intensa de pessoas querendo uma ‘boquinha’ na próxima administração em Toledo. E as desavenças, claro, já começaram.

Jantar

Há alguns dias, por exemplo, foi servido um jantar de confraternização para os vereadores de um determinado partido. Lá pelas tantas um vereador eleito surgiu com um candidato a secretário da Cultura, para profunda irritação de uma pessoa de alto coturno dentro da próxima gestão. O clima esquentou e as relações de lá para cá já não são as mesmas.

Voos domésticos

A demanda de passageiros por vôos domésticos cresceu 31,3% em outubro na comparação com setembro, segundo levantamento divulgado pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), a partir de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Na comparação com outubro de 2019, no entanto, a demanda, medida por passageiros quilômetros transportados (RPK), teve queda de 44,7%. No mês passado, foram transportados 4,1 milhões de passageiros – 51,5% a menos que em outubro do ano passado. A entidade apontou ainda que, no mercado internacional, a queda na demanda foi 88,2%, diante de outubro do ano passado.

Lindeiros

Os membros da diretoria do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu se reuniram, em Pato Bragado, para reempossar Jair Bokorni, como tesoureiro, e Leomar Rohden – Mano, como presidente da entidade. Os dois pediram afastamento da diretoria do Conselho dos Lindeiros no período eleitoral. Interinamente, o cargo de presidente foi assumido pela vice-presidente, Cleci Rambo Loffi, e de tesoureira, por Marli Kreuz Wollmann. Leomar Rohden foi reeleito como prefeito de Pato Bragado e, nesta condição, também retorna à presidência do Conselho dos Lindeiros, até o início de 2021.

O Conselho

O Conselho dos Lindeiros é formado por representantes das prefeituras, câmaras de vereadores e associações comerciais dos 16 municípios de fronteira da região Oeste do Paraná e trabalha no intuito da manutenção do desenvolvimento regional com representatividade em diversos setores. O maior parceiro da entidade atualmente no processo de apoio aos municípios é a Itaipu Binacional, com convênios, programas e patrocínios.