Coluna do Editor 07/01/2021

1

Primeira

A Câmara de Toledo se reuniu nesta quarta-feira (6) para sua primeira reunião do ano, uma extraordinária, haja vista os trabalhos rotineiros ainda não terem sido retomados. Coube ao primeiro vice-presidente, Pedro Varella (PP), comandar os trabalhos. Dos 19 vereadores eleitos, 16 estavam presentes. Ausências do presidente Leoclides Bisognin (MDB), Marly Zanete (PV) e Olinda Fiorentin (Cidadania).

Rapidinha

E a sessão durou em torno de 7 minutos. Tempo suficiente para os vereadores aprovarem, sem discussão e por unanimidade, o Projeto de Lei 1/2021, que altera a Lei 1.931, de 2006, que trata do Código Tributário Municipal. E o baile segue nesta quinta-feira (7), às 10 horas.

Palotina

A Sanepar informa que não foi aplicado rodízio no abastecimento de água de Palotina nesta quarta-feira (6). Os reservatórios permanecem com níveis satisfatórios, o que garante o fornecimento de água tratada para todas as regiões da cidade de forma regular. O alerta continua. A população precisa manter o uso racional da água. A análise do sistema continuará sendo feita diariamente e a Sanepar irá manter a população informada da situação.

Para hoje

Mas a programação prevista para esta quinta-feira (7) é a seguinte: Zona Baixa 2 – Partes do Parque Mônaco, do Residencial Olimpo e do Jardim Universitário, jardins Pérola, Terra Nostra, São Francisco, São Vicente Palotti, Curitibano, Dallas, Califórnia, das Oliveiras, União, Europa, Arnaldo Dick, Vila Lolato, Novo União, Alvorada, Vale Verde, Freitag, Augusto Esser, Lírio, Ritter, Ritter II, parte do Bairro Santa Terezinha, Loteamento Bento Maria, Mutirão III e Residencial Letrari.

Mais uma

E ainda Zona Alta 1 – Centro, Jardim Itália, Jardim Itália II, Parque das Cerejeiras, Jardim LCG, Residencial Eldorado, Parte do Interlagos, Jardim Kennedy i, Jardim Vitória Réggia, Residencial Aury Motter, Residencial Carlos Piovesan e Parte do Jardim Bela Vista. O fechamento será das 13h30 às 19h30, com normalização a partir das 22 horas.

Nova empresa

A Secretaria de Recursos Humanos da Prefeitura de Toledo informa que o vale-alimentação concedido aos servidores municipais de carreira passará a ser gerenciado, a partir de fevereiro, pela empresa Convênios Card. Até 19 de fevereiro de 2021 continuará válido o contrato com a Sindplus.

Novo parque

Toledo terá, em breve, mais um espaço para as famílias realizarem atividades físicas e recreativas próximas à natureza. Trata-se do Parque Urbano Professor Darcy Ribeiro, que oferecerá 16.169,84 metros quadrados de área verde na região central da cidade.

Turismo

Amanda Andressa de Freitas foi nomeada como coordenadora de Turismo e Eventos da Prefeitura de Toledo. Ela é filha do ex-vereador Antonio Zoio (PV).

Pesquisas

Diante do que chama de “erros cometidos” pelos institutos de pesquisa nas eleições municipais deste ano, o senador Alvaro Dias (Pode) voltou a defender a proibição da divulgação desses levantamentos 15 dias antes do pleito. Alvaro apresentou projeto nesse sentido em fevereiro de 2019, mas a proposta não foi votada.

Desculpas

“Institutos como Ibope e Datafolha cometeram erros muito acima da margem de erro em diversas cidades, e chegaram a errar o vencedor de disputas como, por exemplo, em Porto Alegre. O Ibope pediu desculpas por erros cometidos, mas como se pôde perceber nas redes sociais, as pessoas acham que de nada adiantam as desculpas, já que os erros vem se repetindo a cada eleição, e provavelmente voltarão a acontecer em 2022”, prevê ele.

Conversinha

Quem sabe Alvaro, que gravou vídeos de apoio a uma candidato a prefeito em Toledo na eleição do ano passado, não poderia ter tido uma conversinha com o moço e o alertado sobre os efeitos nefastos sobre divulgação de levantamentos tão fora da realidade quanto os praticados pelo candidato.