Coluna do Editor 07/05/2021

0

Discurso homofóbico

Durante sessão ordinária na Câmara de Maripá esta semana, o vereador Donaldo Seling (Cidadania) fez um comentário homofóbico, citando como exemplo a notícia sobre a morte do ator Paulo Gustavo, homossexual assumido e casado com outro homem. “Estamos tendo um desentendimento, na minha opinião, essa coisa moderna não serve pra mim”, disse ele, acrescentando que não se pode pregar “esse tipo de coisa” e que é preciso saber “quem seria a mulher dos dois”.

Geração

O vereador criticou a divulgação de notícias como essa na tentativa, na opinião do vereador Donaldo, “de tentar mudar uma geração criada por Deus e assim é a mulher. Quem é a mãe das duas”, questionou.

Porcaria

Donaldo Seling disse ainda ser preciso chamar de “pai e mãe (um casal) e não marido com marido ou marida com marida. Não sei como é que fala essa porcaria, de tanto que odeio” e frisou ser do tempo “que homem é homem e mulher é mulher.

Processo

Em nota oficial o deputado federal Rubens Bueno, presidente Estadual do Cidadania23, afirmou que “diante das declarações realizadas pelo vereador Donaldo Seling, durante sessão plenária na Câmara Municipal de Maripá, o diretório estadual do Cidadania informa que o Conselho de Ética do partido já instaurou processo disciplinar e está notificando o filiado”.

Diversidade

Traz ainda a nota que “o Cidadania do Paraná afirma que as palavras do mandatário não refletem em nenhum aspecto a posição do partido e que não aprova atos homofóbicos ou qualquer outro tipo de preconceito. Destacamos também que a diversidade e a igualdade são a alma deste partido e lamenta as declarações do vereador”.

Teste

A Câmara de Toledo realiza nesta sexta-feira (7), a prova do Teste Seletivo 01/2021, que  tem inscritos 109 candidatos às vagas de estágio em gabinetes de vereadores, Departamento Administrativo, Departamento de Comunicação Social e Departamento Legislativo. Além dos 109 que realizam a prova sexta-feira o teste seletivo da Câmara de Toledo teve ainda 22 inscrições indeferidas por não atender o critério de escolaridade e outros previstos no edital. As vagas contemplam os cursos de Comunicação Social/Jornalismo, Comunicação Social/Publicidade & Propaganda, Direito, Informática e Secretariado Executivo.

Na FAG

A prova será realizada no Centro Universitário FAG em Toledo, com os candidatos distribuídos em cinco salas visando manter ocupação reduzida, com distanciamento entre carteiras e outros cuidados sanitários. O acesso e permanência na prova exigirá uso de máscaras, entre outros cuidados previstos em protocolo estabelecido para o certame.

Ganhos

O presidente da Câmara de Toledo, Leoclides Bisognin, considera que o estágio será algo totalmente diferente do que o estudante viu até hoje, além de oportunizar o convívio com os assessores, mais experientes, os vereadores e servidores. “Ganha o vereador, ganha o estagiário, porque o estágio dá um embasamento para a vida”, afirma o presidente da Câmara, destacando a formação cidadã que ele oportuniza ao trazer o estudante ao poder onde se faz as leis e que também tem que cumpri-las, reunindo todas as correntes partidárias.

Regras

A prova objetiva será aplicada nesta sexta-feira, dia 7, no pavimento superior do Centro Universitário FAG, com duração de 3 horas, com início às 8h30 e fim às 11h30. Os candidatos deverão comparecer com antecedência do horário fixado porque o fechamento do acesso ao local de realização da prova ocorrerá 10 minutos antes do início da aplicação da prova. Os candidatos devem estar munidos de caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta e um documento oficial de identificação com foto, além de máscara, podendo levar uma garrafa transparente de água.

Nota de esclarecimento

O município de Cafelândia, através da Secretaria de Educação, vem a público informar que na quarta-feira (5) recebeu a informação que uma professora, que atua na Escola Municipal Theofânio Ágapito de Cafelândia, testou positivo para Covid-19, através do exame RTP-CR. Segundo a Secretaria de Educação, a funcionária em questão não atua dentro de sala de aula, não teve contato com criança, mas teve contato com outras pessoas; sendo que no momento em que a funcionária comunicou sobre a testagem positiva, a mesma foi afastada dos trabalhos e cumprirá o isolamento em casa.

Novo exame

Imediatamente, diante de tais informações, o município entrou em contato com a secretaria de Saúde, que não recebeu até o momento a notificação do exame. Em contato com o laboratório da coleta, a professora teria tomado a vacina e deverá nos próximos dias repetir o exame.