Coluna do Editor 07/06/2021

1

Espaço

O vereador Professor Oséias (PP) apresentou um mapa mostrando existirem 3.100 m² na área do Mini-hospital. “Não tem necessidade de mexer na Central de Especialidades”, disse ele durante a sessão ordinária na Câmara de Toledo, segunda-feira. Oséias Soares foi categórico ao defender a manutenção do espaço onde está. “Não vai existir ‘se. Nós vamos lutar. Não tem que se falar em mexer com a Central de Especialidades”, sentenciou.

Luto

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do Padre Adair Bennemann. O Decreto nº 4.733/2021 oficializou o luto oficial no município que se aplica em todas as repartições públicas. Padre Adair era Pároco na Paróquia Santa Rosa de Lima, em Nova Santa Rosa, desde fevereiro de 2020.

Moção de Aplausos

Ainda no campo religioso, o vereador Gabriel Baierle (DEM) fez a entrega da Moção de Aplausos pelos 50 anos da Paróquia Menino Deus, do Jardim Porto Alegre. O ato aconteceu no domingo, dia 30, quando foi realizada Missa de abertura das festividades, com a Coroação de Nossa Senhora. “Estive lá nesta grande e bonita celebração, presidida pelo Padre Geraldo, com Frei Luiz Fiorentin, e tive a oportunidade de entregar a eles e ao Paulo Salesse, representando a comunidade, a Moção de Aplausos pela comemoração do Jubileu de Ouro da Paróquia”, comentou o vereador.

Homenagem

A iniciativa do vereador Gabriel Baierle representa a homenagem da Câmara Municipal e reconhece a valorosa dedicação dos religiosos, religiosas e leigos que tanto se dedicaram para a edificação da Paróquia Menino Deus, tanto na sua construção física, quanto na ação evangelizadora. Quero cumprimentar as equipes da Matriz e das Capelas que fazem desta uma das mais importantes paróquias da Diocese.

Abuso!

A Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Lei 874/2019, que cria o Estatuto dos Servidores do Ministério Público do Paraná (MP-PR). Um dos dispositivos do estatuto prevê uma licença de três meses para premiar, a cada cinco anos, a assiduidade dos servidores do Ministério Público. Para a OAB Paraná, a licença-prêmio por assiduidade ultrapassa a razoabilidade e a proporcionalidade, especialmente em tempos de pandemia.

Energia

Ontem recebi a visita do incansável Niulton Pegoraro, presidente da Associação Ouro e Prata. Entre uma conversa e outra, Pegoraro comentou sobre usar a energia para quem merece. Não adianta ficar perdendo tempo com quem não está nem aí. “Se usar suas energias só para os outros, que não valem a pena, vai acabar faltando energia para você mesmo”. Resumo da ópera: se não der mais, desista!

Preocupação

O diretor da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, disse existir uma preocupação quanto aos próximos dias no crescimento dos casos de Covid-19, especialmente pela dificuldade dos medicamentos para quem está internado. Hoje o repasse aos hospitais tem sido o suficiente para atendê-los por, no máximo, uma semana.

No limite

Alberi comentou ainda sobre a dificuldade em ampliar o atual número de leitos disponíveis para UTI Covid. O motivo é pelo desequilíbrio na estrutura de saúde dos municípios, hoje já comprometidas pela necessidade urgente de lidar com a Covid-19.

Mais vacinas

A Secretaria Estadual da Saúde enviou ontem (4) as 360.250 doses de Covishield, produzidas pela parceria entre Fiocruz/AstraZeneca/Universidade de Oxford, que chegaram ao Estado na última quarta-feira (2). Também foram enviadas às Regionais de Saúde 190 mil unidades de medicamentos, entre bloqueadores neuromusculares, sedativos e analgésicos para intubação de pacientes internados em UTI na rede hospitalar Covid-19 no Paraná.