Coluna do Editor 08/04/2021

9

Golpe

A partir de comunicação feita pelo Conselho Nacional do Ministério Público, por meio da Comissão de Preservação da Autonomia do Ministério Público, o Ministério Público do Paraná alerta para notícias de possível golpe realizado por celular contra prefeituras. Em alguns estados, há registro de pessoas buscando prefeituras via WhatsApp, identificando-se como promotores ou promotoras de Justiça e solicitando vantagens, como repasse de dinheiro ou uso de veículos oficiais.

Institucional

O Ministério Público do Paraná diz que ainda não foi notificado de nenhum caso envolvendo a instituição, mas mesmo assim reforça que as comunicações oficiais dos agentes ministeriais com as autarquias municipais e órgãos públicos em geral são feitas, normalmente, por e-mail institucional ou correspondência oficial.

Verificação

Qualquer notificação que fuja desse modelo deve ser verificada diretamente nas Promotorias de Justiça, cujos endereços, telefones e e-mails constam na página principal do MP na internet, no site www.mppr.mp.br. Ali é possível acessar a relação de todas as comarcas do estado, bem como os nomes e contatos diretos dos integrantes da instituição.

Dia do Jornalista

Por falar no MP, é preciso reconhecer o amor do promotor Sandres Sponholz à sua esposa, Simone, que apenas por apresentar um programa de rádio na União (AM 900) virou, do dia para a noite na opinião de ambos, uma jornalista. Em postagem pela passagem do Dia do Jornalista, nesta quarta-feira (7), o promotor, talvez por estar fora dos holofotes há algum tempo, escreveu entre outras coisas que sua esposa tem “valores que infelizmente são escassos (para não dizer nulos) em comparação com muitos profissionais da área”, um total desrespeito a muitos profissionais, esses sim, jornalistas de fato e de direito.

Respeito

Quanto aos elogios sobre o desempenho da esposa à frente do microfone, repito, é preciso respeitar tanta cumplicidade, ainda mais em tempos onde valores familiares nem sempre estão em alta. Agora, o nobre promotor, até pela função que exerce, deveria ter um pouco mais de respeito para com a imprensa local, até porque sempre foi tratado dessa forma.

Missão

Até porque, a profissão de jornalistas é algo muito maior. É uma missão de vida e não apenas uma atividade a mais para ser exercida.

Bons e maus

Quanto a existirem bons e maus jornalistas, ora, existem bons e maus médicos, engenheiros, advogados, políticos, juízes, promotores…

Responsabilidade

Para mim a opinião do promotor ou de sua esposa não altera o preço do dólar, até porque ambos já desferiram alguns ataques pessoais e gratuitos, portanto…

Estratégia

Agora, é preciso reconhecer a inteligência da estratégia do casal 20 em sua aventura política.

Postagem

Intrigante a postagem do secretário de Comunicação Social da Prefeitura de Toledo, Oscar Gaspar: “Urubuservando: apoiar quem afronta profissionais da imprensa e posa de paladino da causa pública”.

Pressão

Por falar em intrigante, também foi o discurso do vereador Genivaldo Paes sobre uma eventual pressão sofrida pelos técnicos responsáveis pelo Hospital Regional.

Visita

Coincidência, ou não, nesta quarta-feira (7), os secretários de Estado Beto Preto (Saúde) e Marcel Micheletto (Administração) estiveram no Regional de Toledo ao lado do deputado estadual Douglas Fabrício. Ah, claro, além do prefeito Beto Lunitti e do vice Ademar Dorfschmidt.

Capoeira

Se no passado a grama em torno da Galeria Esportiva e Cultural Ouro e Prata, na Vila Industrial, estava sempre bem aparada, neste início de ano a situação está bem diferente. Está uma verdadeira capoeira o matagal em torno do espaço.

Rotatória

E já que estamos falando em serviço público, quando será que as obras na rotatória prevista para ser construída na esquina do Shopping Panambi deverão começar?