Coluna do Editor 08/06/2021

1

Aliança

A presidente estadual dos Progressistas, deputada Maria Victória, e o governador Ratinho Jr se reuniram segunda-feira (7) para selar a união do PSD e do PP para 2022. O encontro no Palácio Iguaçu contou com a presença da ex-governadora Cida Borghetti, do prefeito de Londrina Marcelo Belinati, do deputado federal e líder do Governo Bolsonaro na Câmara Ricardo Barros, do deputado estadual Luiz Carlos Martins, do ex-deputado federal Dilceu Sperafico, do secretário-geral do PP Daniel Cordeiro, do vice-governador Darci Piana e dos secretários estaduais João Carlos Ortega e Guto Silva.

Natural         

A aliança entre os dois partidos é vista como natural, uma vez que ela ocorreu em vários municípios em 2020. Há consenso entre as duas siglas de que o clima de estabilidade política alcançado pelo Paraná deve ser priorizado em torno de uma aliança que seja melhor para o Estado. 

Nomes

O PP adiantou ao governador Ratinho Jr que pretende um espaço na chapa majoritária (vice ou senado). Entre os nomes possíveis estão o prefeito de Londrina Marcelo Belinatti, Dilceu Sperafico, Maria Victoria, Luiz Carlos Martins e o ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros II. Ricardo Barros pretende buscar um novo mandato na Câmara Federal e Cida Borghetti disse que não disputará as eleições, pois quer se dedicar ao cargo de conselheira na Itaipu Binacional.

Dia do Meio Ambiente

No último sábado, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, os vereadores Oseias Soares, Jozimar Polasso, Gabriel Baierle e Olinda Fiorentin participaram de uma soltura de alevinos no Rio São Francisco. “Fizemos esta ação para lembrar da importância de se preservar nossos rios e matas”, comentou o Professor Oseias, que durante muitos anos foi coordenador do programa Florir Toledo.

Furto

A Sanepar informa que, nesta segunda-feira (7), houve falta de água ou baixa pressão na rede devido a furto de componentes elétricos no poço que abastece os bairros Jardim América, Europa, Santa Clara, Alto da Glória e Grameira, em Toledo. A Sanepar supriu a demanda com outro poço.

De novo?

Parece haver, de novo, um movimento por parte da atual gestão em Toledo incluir a questão do gênero nas escolas municipais. Esse é um dos pontos que mais provocou debates acalorados nos corredores e na sessão da Câmara Municipal ontem (7).

Voto

A Câmara dos Deputados promove comissão geral amanhã (9), com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso. O objetivo é debater duas propostas de emenda à Constituição (PECs) em discussão na Câmara que tratam de temas eleitorais: a PEC 125/11, que proíbe eleições próximas a feriados, mas terá o parecer ampliado para incluir temas da reforma eleitoral, e a PEC 135/19, que prevê a adoção de urnas eletrônicas que permitam a impressão dos votos para possibilitar a auditagem das eleições.

Oposição

Ainda na Câmara de Toledo, a bancada do Partido Progressista (PP), diante de acontecimentos recentes, decidiu oficializar o Bloco de Oposição em relação ao atual governo de Beto Lunitti. A liderança será exercida pelo vereador Chumbinho Silva e a vice por Jozimar Polasso. Ainda fazem parte do Bloco, Valtencir Careca, Pedro Varella e Professor Oseias. O protocolo foi feito ontem (7).