Coluna do editor 08/12/2020

1

Oposição inteligente

O vereador eleito pelo Progressistas, Jozimar Polasso, frisou que a bancada de cinco vereadores precisa fazer uma “oposição inteligente” ao prefeito Beto Lunitti (MDB) dentro da Câmara de Toledo. Isso, de acordo com ele, significa discutir de maneira bastante ampla os projetos dentro do Legislativo e votar de acordo com aquilo que seja melhor para a sociedade. “Se o projeto for bom, por que não votar a favor. Agora se não for, é certo que votaremos contra”, disse Jozimar.

Novo secretariado

Por falar no prefeito eleito de Toledo, Beto Lunitti anunciou ontem à noite seu novo secretariado. A análise cautelosa farei ao longo da semana.

Vendas

Para medir a expectativa de lojistas para contratação de trabalhadores temporários e o volume de vendas para o Natal de 2020, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com iniciativa da Diretoria Institucional, realizou uma pesquisa online no período de 27 de outubro a 8 de novembro.

Mão de obra temporária

Dos lojistas entrevistados, 65% informaram que não irão contratar mão de obra temporária para fim deste ano. Destes, 49% indicaram que o quadro de funcionários é suficiente para o acréscimo sazonal de demanda e 18% declararam que não haverá necessidade de contratações temporárias. Em contrapartida, 21% dos lojistas entrevistados indicaram que irão contratar trabalhadores temporários. Na média, aproximadamente três funcionários serão contratados por estabelecimento, com grande possibilidade de efetivação da vaga (75%), após o período.

Segmentos

Dos lojistas entrevistados, 14% ainda não decidiram até a data da realização da pesquisa, se haverá contratação temporária. A pesquisa mostrou que o segmento a contratar mais temporários será o comércio varejista de roupas, calçados e acessórios, tradicional nessa época de fim de ano.

Pré-requisitos

Quanto aos principais pré-requisitos apontados para o preenchimento da vaga, foram identificados, o comportamento proativo, com 30%, disponibilidade de horário, com 30% e experiência na função, com 16%.

Expectativas de venda

O resultado da pesquisa, quanto às vendas para o final deste ano, aponta que 52% dos lojistas esperam resultados melhores que do último ano. “Os lojistas esperam uma data comemorativa positiva e com receita maior que a do ano passado, porém tem certo receio de uma intenção de compra mais retraída e cautelosa, considerando o cenário atual da pandemia”, comenta o diretor Institucional da Acit, Diego Bonaldo.

Ensino médio

O Biopark pretende investir ainda mais pesado no setor de educação nos próximos anos. Tanto que em breve está previsto o início das obras do segundo prédio destinado ao setor para ainda no próximo ano estar pronto a fim de abrigar as atividades do ensino médio técnico.

Ciências

O diretor do Biopark, Paulo Victor Almeida, informa também que em breve o Clube de Ciências deverá retomar as atividades, suspensas em função da pandemia do novo coronavírus.

Prêmio

O Clube de Ciências foi a única iniciativa brasileira a ser finalista do Prêmio Inspiring Solutions, promovido pela IASP – International Association of Science Parks and Areas Of Innovation – rede global de parques científicos e áreas de inovação e ficou em segundo lugar. O Clube de Ciências concorria com dez projetos de países como China, Itália, Paquistão, Rússia, Espanha, Suécia, Tailândia e Estados Unidos.

Conteúdos

O Clube de Ciências existe há dois anos e foi inspirado no projeto Universo das Ciências, desenvolvido na indústria farmacêutica Prati-Donaduzzi desde 2014. As aulas permitem o contato com conteúdos nas áreas de física, química, matemática, biologia, tecnologia e robótica, atrelados sempre à cooperação, criatividade, inovação e pesquisa.