Coluna do Editor 09/03/2021

2

Ciscopar

Está agenda para esta terça-feira (9) a assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar). E os prefeitos têm muitas decisões a serem tomadas.

Eleição

Uma das decisões é a eleição da nova diretoria, algo que deverá ser adiada diante do inevitável bate-chapa entre o atual presidente, o prefeito de Quatro Pontes João Laufer, e o prefeito de Toledo Beto Lunitti que pretende realizar uma auditoria e verificar por que Toledo paga mais e não consegue utilizar o serviço.

Visão interna

Uma sugestão ao prefeito é dar uma olhadinha para o que acontece no setor responsável pelo agendamento do serviço ou então ao que está sendo determinado dentro da Secretaria de Saúde.

Pedágio

Deputados da Frente Parlamentar do Pedágio da Assembleia Legislativa encaminharam ao Tribunal de Contas da União (TCU) uma representação pedindo a suspensão do processo de concessão de novos pedágios nas rodovias do Paraná. O requerimento, com pedido de liminar, questiona a legitimidade do processo comandado pelo Ministério da Infraestrutura.

Concessão

O Governo Federal pretende fazer a concessão por 30 anos de 3.327 quilômetros de estradas federais e estaduais – 834 quilômetros a mais do que as atuais que vencem em novembro, e um investimento de R$ 42 bilhões em 30 anos. A concessão seria dividida em seis lotes, 42 praças de pedágio, 15 praças a mais do que atualmente. O ministério alega que as tarifas seriam reduzidas em até 67%, e que 1.700 quilômetros seriam duplicados nos primeiros sete anos. O projeto prevê ainda aumento de 40% das tarifas após a duplicação.

Susta

O deputado federal paranaense Rubens Bueno (CDN), apresentou projeto que susta portaria da Secretaria Nacional de Fomento e Incentivo à Cultura, suspendendo a análise de propostas culturais em estados onde exista restrição de circulação, toque de recolher, lockdown ou outras ações tomadas como medidas preventivas para evitar a propagação da Covid-19. Na avaliação do parlamentar, a medida é mais um clara retaliação do governo Bolsonaro aos governadores que se preocupam com a vida dos brasileiros.

Rotatória

Para tentar reduzir os problemas no cruzamento da Dom Pedro II com a Haroldo Hamilton – esquina do Shopping Panambi -, na gestão passada foi confeccionado um projeto para construção de uma rotatória naquele local. A obra era para ter começado em dezembro, mas ficou para ser realizada este ano, algo que ainda nem começou, mesmo com o contrato vigente e, se não me engano, com a Emdur.

Aproveitar o verão

Tudo bem que em janeiro choveu um monte, mas já estamos praticamente na metade de março.

Sem alarde

Parabéns à diretoria do Yara Country Clube que, em tempos de pandemia, inaugurou, sem alarde, as novas instalações da academia de ginástica. O local – bem mais amplo – fica onde antes havia a pista de bolão.

Pior

“Talvez ainda estamos caminhando ao pior momento da pandemia em Toledo”. A frase é da secretária municipal de Saúde Gabriela Kucharski, alertando para a necessidade de uma atenção maior.