Coluna do Editor 09/07/2021

2

Nota

Ainda tem dado muita repercussão a nota sobre a palestra realizada na Câmara de Toledo, aquela onde foram dadas ‘dicas’ aos estagiários recém contratados de como se comportarem, se vestirem, etc. Ao invés de reconhecerem os erros agora estão tentando descobrir quem me repassou as informações. Haja paciência!

Repúdio

A Comissão Provisória Municipal da Rede Sustentabilidade emitiu uma nota de repúdio e solicitação de retratação onde “repudia a atitude do Chefe de Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores de Toledo, em ambiente de formação e recepção de estagiários e estagiárias, proferiu comentários preconceituosos, racistas e sexistas”.

Filiado

A nota traz ainda que, “o servidor comissionado, em suas ‘dicas’ de Mundo, disse “aqui não é lugar de usar cabelo de qualquer jeito, cabelo rastafária…” fazendo referência ao Servidor Público de carreira, com mais de 13 anos de Câmara, o filiado Lucas Teodoro”.

Racismo

O partido destaca também que “o racismo é considerado crime em nosso País, segundo o art. 20, da lei Nº 7.716/1989, quer versa “Art. 20. Praticar, induzir ou incitar, pelos meios de comunicação social ou por publicação de qualquer natureza, a discriminação ou preconceito de raça, por religião, etnia ou procedência nacional. Pena: reclusão de um a três anos e multa””.

Regras

A direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo, em sua conta numa rede social, escreveu que “regras polêmicas” foram repassadas aos estagiários durante palestra do Chefe de Gabinete da Presidência e que, dentre as normas exigidas para os estagiários contratados pela Câmara de Vereadores de Toledo, “estavam também a determinação de vestimentas adequadas e de cortes de cabelo, além dos deveres”.

Preconceito

“O chefe de Gabinete da presidência da Câmara apresentou de forma preconceituosa e discriminatória tais orientações. O Sindicato Ser Toledo repudia a discriminação e o formato preconceituoso nas orientações de vestimentas entre outras exigências adotadas pelo chefe de Gabinete. As orientações são extremamente abusivas”, publicou a direção da entidade sindical.

Periferia

Durante a sessão ordinária de segunda-feira, em Toledo, o vereador Elton Welter destacou que as pessoas precisam ir mais à periferia e ouvir, referindo-se a uma mensagem do Papa Francisco. Disse ter sido procurado na semana passada por uma liderança comunitária do Jardim Europa sobre a dificuldade de venda de carcaças de frango, “um sinal que as pessoas precisam estar atentas”, destacou Welter, alfinetando sobre o atual momento econômico pelo qual passa o país.

Consamu

O prefeito de Palotina e presidente do Consamu, Luiz Ernesto de Giacometti, discutiu, em Cascavel, demandas apontadas durante a primeira reunião do Conselho Técnico Consultivo do Consórcio, realizada na última sexta-feira (2), no auditório da FAG. Giacometti acolheu as proposições apresentadas e reforçou a importância e a necessidade de as reuniões serem periódicas e permanentes, conforme deliberado pelo Conselho, que promoverá os encontros a cada período de 90 dias.

Pluralidade

O presidente do Consamu exaltou ainda a importância da pluralidade de ideias, reforçando que o Consórcio é fruto da união dos 43 municípios signatários, com apoio das respectivas Regionais de Saúde.