Coluna do Editor 10/11/2021

2

Representatividade

O ex-deputado federal e ex-chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Dilceu Sperafico, durante a entrega do 15º Prêmio Amop de Jornalismo, destacou ter faltado representatividade política dos municípios da região para a questão do novo contrato de concessão do pedágio. “Nós não tínhamos deputados estaduais brigando na Assembleia Legislativa, muito menos deputados na Câmara Federal. Então agora não adianta chorar”, disse ele, ressaltando ter faltado “responsabilidade dos municípios em eleger pessoas comprometidas com a nossa região”.

Tempo

Ainda sobre o pedágio, de acordo com Sperafico é preciso amenizar o impacto da nova praça de pedágio que será criada entre Toledo e Cascavel para o fluxo dos trabalhadores entre as duas cidades, através de uma alíquota diferenciada. “Isso é fundamental e acho que ainda dá tempo”, comentou ele, ressaltando não ter sido convidado para nenhum encontro para tratar do tema.

De volta

A região Oeste do Paraná ganhou nesta semana mais um representante na Assembleia Legislativa. Aos 69 anos, o gaúcho radicado em Marechal Cândido Rondon Elio Rusch assume seu oitavo mandato no parlamento estadual. Após ter conquistado a primeira suplência em 2018, o político do DEM recuperou a cadeira em definitivo após a cassação do mandato de Fernando Francischini (PSL) pelo TSE. Além de Rusch, a decisão do tribunal permitiu o retorno de outros três deputados: Adelino Ribeiro (PRB), Nereu Moura (MDB) – esses dois também da região Oeste – e Pedro Paulo Bazana (PV).

Defesa

“Sempre fui um defensor convicto da livre iniciativa, do setor privado e do direito à propriedade”, resumiu o parlamentar. “O município, a região ou o estado só se desenvolvem quando existe uma parceria sólida entre o público e o privado”.

Bandeiras

Rusch também destacou que vai atuar em três níveis: apoiando os grandes projetos que interessam ao estado como um todo, principalmente aqueles que contribuam para o seu desenvolvimento econômico e social; abraçando as grandes bandeiras e as causas encampadas pelas entidades representativas da região Oeste, como Amop, Acamop, Caciopar e Oeste em Desenvolvimento, e trabalhar pelo desenvolvimento integrado da região; e ajudando a resolver as questões específicas de cada município da base, por meio do diálogo permanente com prefeitos, vereadores e lideranças comunitárias.

Reestruturação

O vereador Gabriel Baierle (DEM) encaminhou mensagem sobre nota publicada neste espaço sobre sua proposta de criação de um Plano de Comunicação em Toledo, mesmo tendo votado pela extinção da Secretaria de Comunicação. “Votei o projeto da reestruturação administrativa como um todo respeitando a coerência assim como votei favorável na reforma proposta pelo ex-prefeito Lucio de Marchi, entendendo dar condições para o prefeito escolhido pela população tenha êxito na gestão”.

Abrangência

“Sobre a Indicação, ela é mais abrangente do que discutir se é secretaria ou não. Ela refere-se às empresas ligadas à comunicação, sejam elas as tradicionais como rádio, Tv ou jornal, como também às de comunicação visual ou mesmo as mais tecnológicas, citando as virtuais”.

Mapeamento

De acordo com Baierle, a sugestão é fazer um mapeamento das empresas que atuam na área, saber do potencial econômico e de empregabilidade, para, se possível estabelecer incentivos fiscais ou na capacitação dos profissionais, algo tão desejado na área. “Para isto, independe se é ou não é secretaria. Desejo é o fortalecimento do nosso potencial na comunicação”.

‘Rachadinha’

Está marcada para hoje (10) a reunião do Conselho de Ética da Câmara de Toledo para ouvir o ex-assessor parlamentar Valderi Geovani Muler, no suposto esquema de ‘rachadinha’ no gabinete do vereador Gilson Francisco (Cidadania).