Coluna do Editor 11/11/2021

2

Terra de ninguém

A foto mostra o estado de uma vidraça de um estabelecimento comercial localizado na Avenida Parigot de Souza que, nas madrugadas, está virando terra de ninguém. O tiroteio aconteceu no último dia 29, mas outros problemas estão acontecendo com frequência. E a lista é grande: vai desde som alto, brigas, sexo, drogas e, claro, a bebedeira desenfreada.

Progressistas

Hoje (11), no Olinda Hotel & Eventos em Toledo, o Partido Progressista realiza um grande encontro regional e também um evento destinado às mulheres progressistas, com a presença da deputada estadual Maria Victoria e do ex-deputado federal Dilceu Sperafico, além de outras lideranças importantes do oeste. O evento está programado para começar às 10 horas. A informação é do presidente do Diretório em Toledo, Leandro Neselo.

Lindeiros

O presidente do Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, prefeito de Guaíra, Heraldo Trento, comemorou a aprovação do Projeto de Lei n° 333/2021, de autoria do deputado estadual Hussein Bakri para alteração da Lei 11.337, de 17 de janeiro de 1996, que concedeu o título de utilidade pública ao Conselho, com sede e foro na cidade onde residir o seu presidente. Com a atualização da lei, que alinha a redação ao que já estava previsto em estatuto da entidade, mantém-se o título de utilidade pública, com sede no município de Santa Helena.

Recursos

O projeto de lei n° 333/2021, recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça no dia 21 de outubro de 2021 e segunda-feira (8), foi apresentado em plenário da Assembleia Legislativa. A modificação é importante, conforme Trento, para a atualização e, desta forma, viabilizar a busca por recursos estaduais.

Sede

Na justificativa para o projeto, Bakri expõe que “a entidade agraciada com o título de utilidade pública, por meio de Lei nº 11.337, de 17 de janeiro de 1996, teve a sua denominação alterada, conforme estatuto atualizado. Além disso, está situada no município de Santa Helena, e não mais com sede e foro na cidade onde residir o seu presidente”.

Integrantes

Dezesseis municípios são integrantes do Conselho (15 no Paraná e um no Mato Grosso do Sul). O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico urbano e rural de toda a região de forma integrada e em parceria com Itaipu Binacional.

Vai subir!

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse que o preço do petróleo deve subir mais com a chegada do inverno no Hemisfério Norte e o consequente aumento do consumo. Em audiência pública das Comissões de Infraestrutura e Temporária para discutir as causas da crise energética do Senado ele justificou a alta de preços dos combustíveis em 2021. “Por que houve aumento? Principalmente pela alta do petróleo, 60% só em 2021, e com tendência, com a chegada do inverno no hemisfério norte, de subir um pouco mais”, declarou Albuquerque.

Ensino Médio

Foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (15) as inscrições para o curso de Ensino Médio Integrado em Toledo, com a oferta do diploma de Técnico em Informática para Internet integrado ao Ensino Médio. O curso, que é gratuito, está sendo ofertado pelo Instituto Federal do Paraná – Campus Assis Chateaubriand e o Biopark por meio do Centro de Referência IFPR-Biopark. As aulas serão ministradas em conjunto por profissionais das duas Instituições. 

Vagas

Ao todo serão 30 vagas para alunos de 14 a 15 anos que estejam concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental. Após a inscrição, os interessados irão passar por um processo seletivo, semelhante ao vestibular. As aulas estão previstas para iniciar em março de 2022. As inscrições podem ser feitas pelo site: https://www.biopark.com.br/ensinomedio. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Whatsapp: (45) 99116-2748.