Coluna do Editor 12/05/2021

7

Em Toledo

Guto Silva, chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, estará em Toledo nesta quinta-feira (13), onde vai se reunir com o prefeito Beto Lunitti. Em seguida, Guto Silva deverá visitar o Biopark e à noite segue para Assis Chateaubriand, onde se reúne com os prefeitos da região. O secretário de Estado da Administração e Previdência Marcel Micheletto também estará no encontro. A informação é do empresário Luiz Ferreira (Lavanderia Água Azul). Por volta das 15 horas, no Auditório Acary de Oliveira (anexo à Prefeitura), Guto Silva e Marcel Micheletto receberão a imprensa para uma entrevista coletiva.

Ligação

A presença de Micheletto, importante frisar, é que ele, enquanto deputado estadual licenciado, tem sido o elo de ligação da maioria dos municípios com o Governo do Estado.

Homenagens

A sessão da Câmara de Toledo na segunda-feira (10) homenageou com minuto de silêncio a paciente Iraci Cristina Rodrigues, além do servidor Marcos Eduardo Pedron, do enfermeiro Claudemar Ribeiro, de Nelson de Freitas e de Maria Carmem Petrobelli. O presidente da Câmara, Leoclides Bisognin, também solicitou manifestação de pesar à Câmara de Saudades (SC) pelas vítimas do ataque à Escola Infantil Pró-Infância Aquarela.

Vergonha

A vereadora Olinda Fiorentin disse ainda estar envergonhada como política pela morte de Iraci, após ela ter ficado mais de 40 dias na Unidade de Pronto Atendimento Dr. Ivo Alves da Rocha, na Vila Becker, indo depois para Cascavel e retornando para casa com tumor na cabeça e avaliação dizendo que era tudo psicológico. A vereadora relatou que teve que ser adaptada mangueira por vizinhos no quarto para ela se alimentar, uma ação foi ajuizada e nada se fez, afirmando estar envergonhada. Olinda disse ainda que está preparando uma indicação para que se dê o nome dela em espaço público para recordá-la de forma carinhosa.

Triste

O vereador Jozimar Polasso reiterou a fala da vereadora Olinda, afirmando ser “triste para nós que somos políticos, brigamos tanto junto com a família, só faltou falar com o papa”. O vereador Gilson Francisco disse que a família também lhe procurou e o vereador Jozimar apontou que o caso tem ainda mais uma situação, pois o irmão de Iraci, José Roberto, está com Covid e não está nada bem também.

Amigo

O vereador Professor Oséias também registrou a morte de Pedron, conhecido e amigo, além da de Claudemar Ribeiro, que era viúvo e pai de adolescentes, sendo um pai presente, do Weslin e da Camila Rauber, que atua no RH da Bompel.

Ataque

O ataque à Escola Infantil Pró-Infância Aquarela, em Saudades, SC, invadida na última terça-feira (4), causou a morte da professora Keli Adriane Aniecevski, 30 anos; da agente educadora Mirla Renner, 20 anos; e das três crianças de menos de 2 anos Murilo, Sarah e Ana Bella. Elas foram mortas por um homem de 18 anos armado com uma espécie de facão com que atacou a todos e mais outra criança, um menino, que sobreviveu. O assassino tentou atacar outras salas mas as professoras conseguiram se trancar com as outras 16 crianças.

O leitor escreve

Sobre a questão da estiagem prolongada na região de Toledo, que tem prejudicado a safra, o leitor Andre Doblinski enviou a seguinte mensagem: “Marcio isso tá me tirando o sono, pois além do preço subir muito temos o problema de faltar produto para fazer ração para tratar as galinhas. O custo de produção está fora de controle”.

Bolsa de Valores

O Núcleo de Aperfeiçoamento Profissional (NAP) da FAG Toledo está ofertando um curso para ensinar estudantes e profissionais que atuam na área de gestão a investir em ações na Bolsa de Valores. O curso “Bolsa de Valores: Como começar a investir em ações” será ministrado pelo professor e economista José Luis Bassani, que vai trabalhar com temas como o funcionamento do mercado financeiro, ações e bolsa de valores, corretagem, reserva de emergência, gráficos, fundos de investimentos, tesouro direto, renda fixa e outras modalidades inerentes ao mercado de ações.

Vagas

O curso é aberto para acadêmicos e também para o público externo, com formação em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Administração, Gestão Financeira e áreas afins. A capacitação será realizada nos dias 28 e 29 de maio na FAG Toledo, com carga horária de 12 horas. A inscrição custa R$ 380,00 para acadêmicos da FAG e R$ 480,00 para profissionais e público externo.  As vagas são limitadas. Outras informações pelo telefone/whatsapp (45) 3277-4013 ou pelo e-mail [email protected].