Coluna do Editor 12/07/2021

3

Visita

Foto: Janaí Vieira

A secretária de Esporte e Lazer da Prefeitura de Toledo, Marli Gonçalves Costa, visitou o Jornal do Oeste nesta sexta-feira. Ela falou um pouco sobre o resultado da viagem feita esta semana a Curitiba, na companhia do diretor de Esportes de Competição, Junior Gimenez. Os dois estiveram na Superintendência Esportiva do Estado do Paraná para tratar das competições Estaduais Oficiais para 2021 e 2022 e projetos esportivos para Toledo.

Recursos

De forma muito especial, a equipe da SMEL Toledo foi atendida para orientações sobre o Calendário oficial de Jogos Estaduais pra este e o próximo ano. Aproveitando o encontro, foram tratadas formas de viabilizar recursos para os projetos esportivos a serem desenvolvidos pela Secretaria do nosso município. “É muito importante que assuntos esportivos do Estado e Município estejam alinhados. As parcerias entre as Secretarias facilitam o desenvolvimento dos projetos e consequentemente o atendimento à comunidade e é isso que estamos buscando”, ressalta Marli.

Três

Nos próximos dias Toledo será sede de três competições em nível estadual: de badminton, natação e tênis de mesa. Mas, por causa da pandemia, cada competição será realizada em apenas um dia, ou seja, sem alojamento para as delegações de fora.

Política

Claro que falamos também em política, afinal, Marli do Esporte foi a candidata mais votada na eleição para vereador ano passado e não se elegeu por apenas 30 votos. Filiada ao PCdoB, Marli teria sido eleita em qualquer outra legenda, entretanto, preferiu se manter fiel às suas convicções e ao amigo Jomah Hussein, morto recentemente, vítima de Covid-19.

Candidata

Embora compreenda a dificuldade, Marli reiterou sua pré-candidatura a deputada estadual pelo partido, conforme anunciou há alguns meses.

Mudanças

Através da Portaria Nº 366, o prefeito Beto Lunitti fez algumas mudanças em sua equipe administrativa. Mauri Reffatti está de volta, agora como secretário da Administração; Maicon Bruno Stuani assume a Secretaria de Infraestrutura Rural e em seu lugar, no Desenvolvimento Ambiental e Saneamento, entra Junior Henrique Pinto.

Mais mudanças

Gleice Aroldi Martins Santos é a nova diretora do Departamento de Indústria e Comércio; Marlon Antonio Demito Caetano assume a coordenação de Serviços de Limpeza Urbana; Maiara Tatiane dos Santos Pires é a coordenadora de Serviços Funerários.

Parentesco

Ao menos uma das nomeações chama atenção pelo grau de parentesco com alguém dentro da Câmara Municipal. Embora isso também não seja nenhuma novidade, haja vista algumas outras já feitas desde o início desta gestão.

Auxílio

Na próxima segunda-feira (12) o prefeito Beto Lunitti sanciona a Lei que institui o ‘Toledo + Dignidade’. O benefício vai conceder um auxílio alimentação por meio de transferência de renda para famílias em situação de vulnerabilidade social. A assinatura acontece no Auditório Acary de Oliveira, às 10 horas, com a presença de representantes da Secretaria de Assistência Social e Proteção à Família e do Poder Legislativo.

Silêncio total

Ainda sobre o episódio da palestra aos estagiários da Câmara, uma dúvida cruel: Por que será que nenhum, absolutamente nenhum vereador se manifestou sobre as declarações feitas pelo Chefe de Gabinete da Presidência e as ‘dicas’ dadas por ele sobre como se vestir e até como usar o cabelo. Um silêncio total muito estranho.