Coluna do Editor 13/01/2021

1

Compromisso na capital

O prefeito Beto Lunitti viaja na próxima semana para Curitiba. O objetivo é realizar tratativas sobre a imunização do novo coronavírus. Em entrevista coletiva, ele garantiu que as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estão estruturadas para receber as vacinas, sejam a Coronavac ou a de Oxford. Todas as Unidades possuem geladeiras apropriadas para armazenar ambas vacinas. Além disso, o Município possui agulhas e seringas suficientes para iniciar a vacinação no público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. Porém, conforme o prefeito, ele pretende adquirir novos materiais. Em Curitiba, outras tratativas serão realizadas em benefício de Toledo.

Boa relação

Por falar em Curitiba, o prefeito de Ouro Verde do Oeste, Lucian Aluísio Dierings, o Gugu, esteve também na capital, onde se reuniu com o secretário de Administração do Governo do Estado, o deputado estadual Marcel Micheletto. Os dois conversaram sobre projetos protocolados e que estão tramitando junto ao Governo. Segundo Gugu, há uma boa relação entre Marcel e Ouro Verde do Oeste.

Prioridade

O prefeito de Assis Chateaubriand, Valter Aparecido Souza Correia, o Valtinho, acompanhado pelo vice-prefeito Cloves Angeleli, se reuniu com todos os secretários municipais nesta terça-feira (12). O encontro teve como pauta principal o plano de ações para a gestão que se inicia. “Tudo é prioridade e temos ações a curto, médio e longo prazo. Vamos atuar dentro do orçamento, priorizando a qualidade e agilidade nos serviços, mantendo a união de ações entre as secretarias, sempre buscando o melhor para a população e o desenvolvimento da cidade”, frisou o prefeito.

Staff

Participaram da reunião, João José Guedes de Administração e Finanças; Claudenir Honório da Silva da Secretaria de Governo; Izabel Cristina Pereira Claro da Secretaria da Assistência Social e da Mulher; Fátima Aparecida Sobral da Secretaria da Educação e Cultura; Fábio Fantin  Camilo da Secretaria da Saúde; Alessandro Bahia Nunes da Secretaria da Agricultura, Meio Ambiente e Serviços Urbanos; Márcio Orlandini da Secretaria do Esporte e Milene Cristina Aleixo Ferreira Angeleli da Secretaria Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação e Projetos Estratégicos.

Novo comando

O vice-prefeito de Quatro Pontes e secretário de Finanças, Tiago Hansel, assume o comando do paço municipal. Ele permanecerá à frente do Poder Executivo durante 20 dias, período em que o prefeito João Laufer estará de férias. A troca de comando aconteceu segunda-feira (11).

Dengue

Nesta quarta-feira (13), o setor de Endemias de Toledo deve apresentar o resultado do primeiro LIRAa. Os serviços dos agentes iniciaram no último dia 4 e foram finalizados ontem. As chuvas registradas no período influenciaram nas atividades. Um trabalho de conscientização com a população poderá ser realizado, já que os agentes encontraram focos do mosquito em diversos locais.

Período complicado

No ano passado, a 20ª Regional de Toledo viveu o pior período nos últimos anos. Por isso, a população deve colaborar com a limpeza ou a manutenção de seus quintais. É preciso eliminar os criadouros do mosquito. A Covid-19 mata, mas a dengue também.

Sem aumento

O governador Ratinho Júnior (PSD) determinou, em despacho encaminhado à Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SEAP), a suspensão do reajuste salarial dos servidores públicos paranaenses, previsto para ser pago neste mês de janeiro. No despacho, Ratinho Jr alega que segundo informação da Diretoria de Orçamento Estadual, o Orçamento para 2021 não comporta a reposição.

Números

De acordo com o documento, a diretoria alega que “o orçamento previsto para o exercício de 2021 não comporta a totalidade dos gastos com pessoal, o que corresponde a aproximadamente 1,3 bilhão, tampouco despesas com progressões e promoções, que representam cerca de 350 milhões e revisão geral anual dos servidores do Poder Executivo, em torno de 237 milhões”.