Coluna do Editor 13/04/2021

1

Esperança

Apesar dos óbitos por Covid-19 no fim de semana terem sido altos em Toledo, a semana começa com esperança de dias melhores. De acordo com o mapa de ocupação de leitos, não havia um paciente aguardando vaga por UTI nesta segunda-feira (12), embora o índice ainda esteja elevado.

Abuso

Agora, basta a doença dar uma folga e as medidas restritivas reduzidas que o povo abusa. De novo no fim de semana foram várias cenas de pessoas aglomeradas em bares e postos de combustíveis em Toledo. A esmagadora maioria sem máscara.

Fiscalização

Em Cascavel também a situação não tem sido fácil para as autoridades. No fim de semana uma festa estava acontecendo, com centenas de jovens no local. Menos mal que a Polícia Militar foi acionada e acabou, literalmente, com a festa.

Merenda escolar

O Ministério Público do Paraná expediu recomendação administrativa dirigida aos prefeitos e secretários municipais da educação das cidades que integram a comarca de Goioerê para que garantam a devida distribuição de merenda a todos os alunos da rede pública que demandem pelo serviço. A oferta de alimentos deve ser feita dentro das orientações sanitárias relativas à contenção do coronavírus. Compõem a comarca os municípios de Goioerê, Moreira Sales, Rancho Alegre d’Oeste e Quarto Centenário.

Correção

Uma correção: o nome do empresário Edésio Reichert se escreve dessa forma e não como eu escrevi no fim de semana: Heickert.

Vai acabar

Por falar em Edésio, ele é um dos organizadores da campanha Toledo contra Covid que vai acabar com o ponto fixo – no Ginásio da Unipar, no Centro – até o fim desta semana. Apesar dos números positivos, no entendimento dos organizadores o objetivo da campanha já foi cumprido.

Adeus

Dezenas de policiais, amigos, familiares e correligionários fizeram homenagem com salva de palmas ao deputado estadual Rubens Racalcatti (PSD) sábado (10) na frente da Capela Vaticano, no Bom Retiro, em Curitiba. De lá, onde houve o velório, o corpo do deputado foi levado em um cortejo por um caminhão do Corpo de Bombeiros até o Cemitério de Santa Felicidade, onde foi sepultado por volta das 12h30.

Luto

O Delegado Recalcatti, como era conhecido, morreu na noite desta sexta-feira (9), aos 72 anos, vítima de um infarto fulminante. Nascido em Videira (SC), em 23 de outubro de 1948, Recalcatti veio para o Paraná ainda jovem. Ele se formou em Estudos Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e em Direito pela UniCuritiba. Começou na polícia como investigador. Desde 1994, era delegado concursado.

CPI

No momento em que o governo federal atua para esvaziar a CPI da Covid, a assinatura do senador Flávio Arns (Podemos-PR) é um importante reforço. Além de apoiar essa iniciativa, ele ainda subscreveu o pedido apresentado no sábado (10) pelo senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) para que o escopo da CPI seja ampliado para apurar também irregularidades praticadas por estados e municípios.

Apuração

A leitura do requerimento para a instalação da CPI da Covid está prevista para a sessão desta terça-feira (13), quando o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), deve pedir aos líderes partidários que indiquem os membros da comissão. De acordo com o requerimento original da CPI, o objetivo da investigação é apurar as ações do governo federal no enfrentamento da pandemia, em especial àquelas relacionadas à crise sanitária no Amazonas, quando o estado passou por um colapso na rede de saúde com falta de insumos e oxigênio para os pacientes internados.

Omissões

Em março, Arns já havia assinado outro pedido de CPI, apresentado pelo senador Eduardo Girão (Podemos-CE), para apurar as possíveis irregularidades e desvio de recursos públicos, bem como outras ações ou omissões cometidas por administradores públicos federais, estaduais e municipais.