Coluna do Editor 13/09/2021

0

Homenagem

O Senado Federal promove, nesta segunda-feira (13), às 10 horas, uma sessão especial em homenagem ao cardeal Dom Paulo Evaristo Arns, ex-arcebispo de São Paulo. Dom Paulo, que faleceu em 2016, completaria 100 anos no dia 14 de setembro. A homenagem foi proposta pelo senador Flávio Arns, sobrinho do cardeal. “Dom Paulo é uma referência para o Brasil na luta pelos direitos humanos e na defesa da nossa democracia. Seu legado e sua contribuição ao nosso país merecem nosso reconhecimento”, destacou o senador.

Notável

Dom Paulo é considerado um dos brasileiros mais notáveis do século 20 em função de seu trabalho junto às populações mais vulneráveis e por sua atuação na defesa da democracia. Autor de mais de 50 livros, o religioso, que se tornou padre aos 24 anos, estudou filosofia e teologia no Brasil e letras clássicas na Universidade Sorbonne, em Paris.

Sessão especial

A sessão especial acontecerá em formato virtual, com transmissão pelo YouTube da TV Senado. Também participarão da solenidade o secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Joel Portella Amado, o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, o ex-senador Pedro Simon, o coordenador internacional da Pastoral da Criança, Nelson Arns Neumann, a vice-presidente do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, Anita Sue Wright, além do padre Julio Lancellotti e do ministro provincial Frei Fidêncio Vanboemmel, da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil.

Capacitores

A vereadora Olinda Fiorentin vai apresentar na sessão ordinária desta segunda-feira (13), na Câmara de Toledo, uma proposta para que seja realizados de cursos capacitores, para cuidadores de pessoas acamadas, como opção profissionalizante, nos interiores e distritos do município.

Fibromialgia

Já o vereador Gabriel Baierle tem um projeto que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Fibromialgia no Município de Toledo. “A iniciativa visa a atender a demanda de parte da população de Toledo que é acometida pela fibromialgia, doença crônica que causa imensas dores e transtornos aos seus pacientes”, justifica o vereador.

Monitoramento

Ainda no campo da Câmara de Toledo, Valdomiro Bozó quer a instalação de um sistema de segurança e monitoramento na Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural (Emdur). Ah, e também no Pátio de Máquinas da Prefeitura.

Luto

Morreu nesta sexta-feira (10) em Curitiba o professor aposentado e ex-deputado André Zacharow, aos 82 anos. Ele estava internado no Hospital Nossa Senhora das Graças e morreu em decorrência da Covid-19. Advogado e economista, Zacharow foi professor da UFPR e deputado federal entre 2003 e 2015, por três mandatos, pelo PDT e depois pelo PMDB.

Desenvolvimento

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) Rainer Zielasko, participou em Foz do Iguaçu de uma reunião com o diretor- superintendente do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), general Eduardo Castanheira Garrido Alves. O encontro foi sediado no PTI e contou com a participação do Sebrae PR.

Visita

A Fazenda da Esperança Cristo Rei de Toledo, recebeu nesta sexta-feira (10) a visita do vereador Marcelo Marques e do assessor Kleber Alves dos Anjos, juntamente com o assessor do deputado estadual Márcio Pacheco, Valtair Alves de Moura.

Moção de Aplausos

O vereador Marcelo, a Fazenda recebeu da Câmara Municipal de Toledo, a homenagem de Moção de Aplausos pelos serviços prestados à comunidade. O responsável da entidade em Toledo, Adriano Viana Moreira, na presença de Dom Anuar Battisti e membros da diretoria da entidade, agradeceu à homenagem concedida a esta comunidade terapêutica que acolhe aproximadamente 70 pessoas do sexo masculino na recuperação da dependência química.