Coluna do Editor 14/01/2022

4

Absolvidos

A juíza de Direito Vanessa D’Arcangelo Ruiz Paracchini, da 2ª Vara Criminal da Comarca de Toledo, proferiu sentença julgando improcedente as acusações apresentadas pelo promotor Sandres Sponholz, então na 4ª Promotoria do Ministério Público, contra Eliandro Luiz Morgan e Dácio Spech por supostas irregularidades na a Secretaria de Saúde, na Secretaria da Administração e Planejamento e no Centro de Saúde Arlindo Baccin, em São Pedro do Iguaçu. Na época até o Gaeco baixou por lá atrás de documentos.

Revogou

Na decisão a juíza Vanessa ainda revogou as medidas cautelares aplicadas nos autos n.º 0012121-24.2017-8.16.0170, de suspensão do exercício da função pública do servidor público e médico Eliandro Luiz Morgan, bem como de proibição de frequência a sede da Prefeitura de São Pedro do Iguaçu e ao Centro de Saúde Arlindo Baccin. Na época Dácio Spech foi exonerado do cargo.

Lista

E a lista de arbitrariedades só aumenta…

Novo hospital

Na próxima segunda-feira (17), a partir das 10h30, será feito o anúncio da instalação de um Hospital de Alta Complexidade da Unimed no Biopark em Toledo. Este anúncio reforça o compromisso das duas instituições com a saúde e a qualidade de vida da população de toda a Região Oeste e do Paraná. Um pouco mais cedo será realizada uma coletiva de imprensa sobre o assunto.

Entrevistas

“Mensagem automática para imprensa: O Núcleo de Comunicação Social da Secretaria de Estado da Saúde reforça que este canal de informação é apenas para uso aos sábados, domingos e feriados. Os demais contatos devem ser realizados através do e-mail: [email protected] ou pelos telefones: (41) 3330 4385 / (41) 3330 4379 / (41) 3330 4422”. Quem precisar entrevistar o diretor da 20ª Regional de Saúde em Toledo, Alberi Locatelli, precisa agora solicitar a autorização… E segue o baile da burocracia e da burrice.

Ordens

Ah, claro, Alberi apenas segue ordens.

Mudanças

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou mudanças no secretariado. Guto Silva deixa a Casa Civil para voltar para a Assembleia Legislativa e retoma seu mandato como deputado estadual. Em seu lugar, quem assume o comando da pasta é o secretário João Carlos Ortega.

Biblioteca

Foi assinado o contrato de locação do imóvel que sediará, pelo prazo de 12 meses, a Biblioteca Pública Municipal. Com 775,60 metros quadrados de área construída, o prédio que abrigará temporariamente um dos espaços culturais mais importantes de Toledo está localizado na Avenida Parigot de Souza, 2946, a uma quadra do Parque Ecológico Diva Paim Barth.

Reforma

Enquanto a biblioteca estiver funcionando na sede provisória, a original, localizada no Centro Cultural Oscar Silva, estará passando por uma ampla revitalização, incluída a reforma do banheiro público. O projeto, com área total de 1.419,32 metros quadrados, será executado pela empresa que oferecer o menor preço em processo licitatório que está em andamento e cujo valor máximo é de R$ 1.741.631,18.

Crime

No início da pandemia, o preço de produtos como álcool em gel e máscaras chegou a subir até 161% em algumas localidades. Agora, com o novo aumento do número de casos — especialmente devido à variante ômicron —, há relatos de alta nos valores cobrados pelos laboratórios para testes de Covid-19. Para tentar impedir eventuais abusos, o senador Angelo Coronel (PSD-BA) apresentou no início da pandemia um projeto de lei que criminaliza a elevação de preços de produtos e serviços sem justa causa durante períodos de emergência social, calamidade pública ou pandemia. As informações são da Agência Senado.