Coluna do Editor 14/05/2021

1

Previdência

Deu entrada na quarta-feira (12), na Câmara Municipal, o Projeto de Lei nº 71 de 2021. O projeto, encaminhado pelo prefeito Beto Lunitti, institui o Regime de Previdência Complementar (RPC) em Toledo, fixa o limite máximo para a concessão de aposentadorias e pensões pelo regime de previdência de que trata o artigo 40 da Constituição Federal e autoriza a adesão do Município a plano de benefícios de previdência complementar.

Apresentação

O projeto deverá ser apresentado já na sessão ordinária da próxima segunda-feira (17).

Tudo ou nada

É mais um projeto, ao lado da reforma administrativa, que deverá criar polêmica para os novos vereadores já na largada. E isso parece ser uma estratégia por parte do Executivo. Segundo um ocupante de alto coturno disse a um vereador, “tudo de polêmico deverá ser encaminhado à Câmara ainda este ano. Depois é só alegria!!!”.

Novo líder?

Pode ser apenas impressão, mas parecem haver dois líderes de governo dentro da Câmara de Toledo. Além de Dudu Barbosa, na última sessão coube ao presidente Leoclides Bisognin fazer o papel de líder adjunto do prefeito.

Utam

Depois das acusações sobre o uso político da União Toledana das Associações de Moradores (Utam), nesta quinta-feira (13) o vice-presidente Ricardo dos Santos procurou o presidente Gilberto Turetta para uma conversa. Parece ter se chegado a um acordo para Ricardo assumir o comando da entidade pelos próximos 30 dias e convocar uma nova eleição.

Mensagem

“Bom dia Ademar. Só para conhecimento de vossa, convidamos o Marcos Zanetti para compor a comissão eleitoral do sertoledo e ele aceitou, meu receio e alguma articulação com os demais integrantes da comissão. Alguma objeção ou orientação”. Essa é, na íntegra, a mensagem de um integrante da Chapa 1, que disputa a eleição para nova diretoria do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Toledo ao vice-prefeito Ademar Dorfschmidt.

Política

Pelo visto não está sendo apenas a Utam a entidade usada com fins políticos, até porque o SerToledo há tempos se comporta dessa forma e agora, pelo visto, ainda mais. Seja lá com qual diretoria for.

Não aceitou

Bom, como trouxe reportagem do Jornal do Oeste, Marcos Zanetti não aceitou a indicação – e fez muito bem. Usou como argumento – irrefutável – seu trabalho como assessor do líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná, Hussein Bakri. Mas poderia ter usado qualquer outra desculpa para escapar deste vespeiro no qual se transformou a eleição do sindicato dos servidores públicos municipais de Toledo.

Ciretran

Um leitor reclamou da demora na Ciretran em Toledo sobre a demora na liberação de alguns documentos. “Um processo simples de transferência está demorando de 15 a 20 dias, o que levava, há pouco mais de 1 ano, 3 dias. Em Londrina demora no máximo 5 dias”.

Agilidade

Comentei com o chefe da Casa Civil Guto Silva, em sua visita a Toledo ontem. Ele disse que dentro de alguns dias serão ampliados os serviços do Detran através da internet e postos de auto-atendimento, justamente para tornar mais ágil o serviço.

Segurança

Pery Francisco Assis Shikida foi reconduzido para mais dois anos no Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). “Agradeço ao presidente do CNPCP, Juiz Márcio Schiefler Fontes, a Dra. Tânia Maria Matos Ferreira Fogaça, Diretora-Geral do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), e ao Excelentíssimo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Dr. Anderson Gustavo Torres, pela confiança no nosso trabalho”, comentou Pery.

Portaria

A Portaria de nomeação do toledano, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi publicada na última sexta-feira (7).