Coluna do Editor 15/01/2021

Sem novidade

Nenhuma novidade e um enorme desafio para os gestores. A constatação é da vereadora Olinda Fiorentin (PSD) durante visita às obras do Hospital Regional esta semana. Segundo ela, a obra não teve praticamente nenhuma evolução nos últimos meses e contava com apenas sete trabalhadores no dia da visita. “Os passos da obra são lentos, como tudo que foi realizado até o momento. Depois de mais de 15 anos, a população ainda não conseguiu ser atendida e a obra já provocou imensos prejuízos para a saúde pública de toda região”, comentou a vereadora.

Tristeza

Olinda disse ainda ter entrado no “Hospital Regional com a mesma preocupação e tristeza das outras vezes. O exemplo exato do que devemos combater e não aceitar nas obras públicas. A esperança é que a fiscalização reforce a responsabilidade de todos os gestores que não podem de maneira nenhuma desistir de entregar para nossa população o que é nosso por direito”, afirmou a vereadora.

União

Olinda declarou que segue disponível para somar forças para a resolução do problema e dos desafios que cercam a conclusão e a manutenção do HR. “Além do esforço, temos um instrumento forte que é a fiscalização e que não ficará em segundo plano. De um lado o empenho e a força política e do outro lado os olhos sempre atentos para que mesmo depois de tantos erros e irresponsabilidades possamos resgatar a dignidade do investimento público”, declarou.

Inspiração

O próprio Hospital Regional foi uma das obras que inspirou a vereadora na criação da Lei 130/2017 que proíbe a inauguração de Obras Públicas inacabadas em Toledo. “Quando eu defendi essa lei o desejo do meu coração é que a população da minha cidade jamais passe por uma situação desta outra vez. Um erro que precisa ser reparado com atitudes coerentes, união, fiscalização e muita responsabilidade. Minha esperança mora em tratativas sérias e união de esforços, finalizou.

Luto

Os deputados estaduais lamentaram a morte do ex-deputado, ex-vice-prefeito de Curitiba e ex-vereador Algaci Tulio, ocorrida na quarta-feira (13) em Curitiba. Algaci Tulio estava internado para tratamento da Covid-19 e sofreu uma parada respiratória. O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB) decretou luto oficial de três dias.

Eixo

Aos poucos estão sendo construído um grande eixo do agronegócio na região oeste entre os municípios de Palotina, Assis Chateaubriand, Terra Roxa e Maripá. A constatação é do prefeito de Palotina, Luiz Ernesto de Giacometti (PL).

Força política

Outro fator que o deixa animado é a força política que esta microrregião voltou a ter com a eleição de Marcel Micheletto (PL) como deputado estadual, hoje secretário de Estado da Administração.

Difícil

E o prefeito de Palotina tem razão, até porque era muito difícil ver alguém de uma cidade menor ocupar cargos do primeiro escalão junto ao Governo do Paraná, algo que Micheletto conseguiu graças à influência política regional que começa a consolidar com ainda mais força.

Nova unidade

Por falar em Palotina, em breve a C.Vale pretende instalar uma unidade para esmagamento de soja. O próximo passo será a fabricação de óleo e margarina.

Saúde

Em tempo quero registrar aqui minha força para a pronta recuperação da saúde do vereador Leoclides Bisognin (MDB) e de sua esposa Neusa. Os dois seguem internados por causa da Covid-19 e o quadro de saúde de ambos piorou nos últimos dias.