Coluna do Editor 15/09/2021

0

Doação de sangue

Ontem (14) minha rotina foi diferente logo pela manhã. Após um longo e tenebroso inverno resolvi doar sangue. Longo porque, confesso, tinha pavor em doar sangue. Minha pressão baixa quando vejo meu próprio sangue. Chega a ser cômico, pois já ajudei em vários acidentes, vi cenas horripilantes nestas décadas como jornalista e curativos então, perdi as contas de quantos ajudei a fazer. Mas quando se trata do meu sangue…

5.0

Mas aí, a idade chega e a mentalidade muda. Completei 5.0 este ano e resolvi me dedicar a enfrentar meus próprios medos. E um deles era doar sangue.

Superação

A foto aí de cima mostra que a missão foi cumprida. Mas para chegar até aí precisei de muita superação amigos leitores, podem apostar que fácil no início não foi.

Café reforçado

Mas resolvi seguir à risca as dicas do pessoal do Banco de Sangue de Toledo e tomei um café reforçado, com direito a ovos mexidos, suco de uva, café (sem açúcar) e os cookies que minha esposa faz e são simplesmente maravilhosos!!!

Atendimento

Talvez isso possa ter ajudado, porém, o que realmente fez a diferença dessa vez foi o atendimento que recebi de toda a equipe do Banco de Sangue. Desde a agente de segurança na recepção, passando por todos até o lanchinho servido logo após a doação, a energia positiva do local dessa vez me deu forças e não passei mal. Gratidão e parabéns a todos que lá trabalham.

Doador

Podem ter certeza que o Banco de Sangue de Toledo ganhou um novo doador permanente. Em dezembro estarei lá de novo.

Próximo!

Bom, vencido mais este medo, agora é partir para o próximo.

Auxílio-alimentação

A Prefeitura de Toledo publicou, recentemente, o Decreto nº 237/2021, que regulamenta a concessão de auxílio-alimentação aos servidores e empregados públicos municipais. Entre os principais pontos da matéria está o aumento de 12,5% no benefício, que passa de R$ 400,00 para R$ 450,00 por mês.

Aumento

Todas as demais regras para concessão do auxílio-alimentação foram mantidas e o novo valor passa a valer entre fevereiro e dezembro de 2022. “A inflação nos últimos 12 meses, isto é, entre julho de 2020 e julho de 2021 foi de 9,39%. Isto significa um aumento real de 3,11% neste benefício, mantendo o poder de compra dos servidores municipais”, pondera a secretária de Recursos Humanos, Marta Fath.

Plano Diretor

O Plano Diretor Municipal (PDM) chegou em sua última etapa, também conhecida como Fase IV. Desde 2006 as seis leis que compõem o documento não são atualizadas. Elas envolvem sistema viário, perímetro urbano, parcelamento do solo, código de obras, código de posturas, institucionalização do PDM, além da minuta que foi criada nessa revisão que é a de condomínio de lotes.

Alterações

Para acrescentar, foram feitas alterações na lei do Biopark, Outorga Onerosa e Código Tributário, no que corresponde a aplicação do IPTU Progressivo no Tempo. O diagnóstico da cidade, a opinião popular, juntamente com as ações do Plano Plurianual (PPA) levaram a criação de um Plano de Ações e Investimentos que também é produto da Fase IV.

Conferência

Após a Audiência Pública da Fase IV, realizada na última quinta-feira (9), agora será realizada a Conferência da Cidade, na qual pretende-se realizar ainda este mês. No evento a empresa responsável entregará os produtos finais da revisão do Plano Diretor. Na sequência, o material segue para a apreciação dos vereadores na Câmara Municipal, conforme explica o secretário Neuroci Frizzo.