Coluna do Editor 16/04/2021

0

União de grupos

Tão logo passe a comoção pela morte do deputado federal José Carlos Schiavinato, é preciso que os grupos políticos de Toledo sentem-se à mesma mesa para um diálogo franco sobre a eleição de 2022. Minha sugestão é que a sociedade civil organizada para de se omitir em relação à política e também participe do processo, afinal, uma cidade com a importância de Toledo no cenário estadual e federal não pode correr o risco de ficar sem representação, tanto na Assembleia Legislativa quanto na Câmara Federal, um risco bastante sério diante do cenário que se desenha.

Lista

Minha sugestão é que clubes de Rotary, Lions, entidades representativas e, principalmente, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) se unam a fim de elaborar uma lista de possíveis nomes de candidatos a deputado em 2022. E aí será preciso maturidade de todos os envolvidos a fim de se definirem dois ou mais nomes, mas em condições de eleição, contando com o apoio da maioria das entidades, até porque quando se trata de política partidária, muitas vezes os egos prevalecem aos interesses da coletividade.

Visita

Representantes da administração municipal, entre eles o prefeito Beto Lunitti e o vice Ademar Dorfschmidt, recepcionaram o deputado estadual Douglas Fabrício. O encontro aconteceu na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito e tratou assuntos relacionados à saúde, esporte, meio ambiente e cultura.

Apoio

O prefeito Beto Lunitti agradeceu a presença do parlamentar e destacou o empenho em atender os secretários municipais e demais representantes do Governo. “Esse bom trato é importante quando buscamos recursos e apoio para as ações temos que ter esse diálogo e essa boa relação”. O mesmo pensamento foi externado pelo vice Ademar. “Esse alinhamento é fundamental para continuarmos atuantes e promovendo as políticas públicas necessárias para a população”, comentou.

Motivação

Demonstrar a importância dos diversos serviços e sensibilizar a Assembleia Legislativa sobre as necessidades da população dos municípios é importante. “Já recepcionamos no gabinete a secretária de Cultura Rosselane [Giordani] com algumas demandas relacionadas à sua pasta, também ouvimos aqui neste encontro a relevância que o esporte tem para o governo municipal, além das demandas de saúde e educação. Estamos motivados por estes encontros a fazer o melhor para que muitos sonhos dos gestores se tornem realidade para os munícipes”, concluiu o deputado Douglas Fabrício.

Homenagem

Desta vez foi o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB). 1º secretário da Assembleia Legislativa do Paraná, que pediu um minuto de silêncio durante a sessão plenária de quarta-feira (14). Foi uma homenagem póstuma da Casa ao deputado federal e ex-deputado estadual José Carlos Schiavinato (PP), que morreu na noite desta terça-feira (13), aos 66 anos, vítima das complicações da Covid-19. Ele estava internado em Brasília havia 40 dias.  Em março, a esposa do parlamentar havia falecido durante um tratamento de câncer, agravado com a Covid-19.

Trajetória

Romanelli falou um pouco da trajetória política do ex-colega de plenário. E disse ter sido um privilégio conviver com Schiavinato no período em que ele ocupava uma cadeira no Poder Legislativo Estadual. Ele classificou Schiavinato como um conciliador.

Voto de pesar

A deputada Cristina Silvestri (CDN) fez um voto de pesar, que foi assinado por todos os parlamentares. O deputado Elio Rusch (DEM) destacou a capacidade de gestão de Schiavinto, que considerava “altamente preparado”. Os deputados Cobra Repórter e Professor Lemos (PT) também homenagearam Schiavinato durante a sessão. Outros parlamentares usaram as redes sociais.

Sukiyaki

Neste sábado (17) será servido o sukiyaki promovido pela Associação Cultural e Esportiva de Toledo e pelo Coral Encanto de Viver. Será no sistema drive thru, a partir das 19h30. Os convites estão sendo vendidos a R$ 35,00. A retirada será na Rua São João, 6.704, no Centro.