Coluna do Editor 16/06/2021

3

Pedágio

Gabriel Baierle (DEM), durante a sessão ordinária de segunda-feira em Toledo, destacou ser preciso relembrar e abrir os olhos da população em relação ao novo modelo de concessão das praças de pedágio no Paraná. “Houve uma conquista, sim, quanto à forma da licitação e é preciso elogiar o esforço do governador Ratinho Junior”, comentou Baierle, “mas e a praça entre Toledo e Cascavel”, completou.

Conta

O jovem vereador lembrou que ele e os colegas de Toledo enviaram o pedido pela não instalação de uma praça entre Toledo e Cascavel, na BR-467, e que é preciso manter a união porque “quando começar a construir, não adianta mais chorar”, disse Gabriel Baierle, ressaltando ainda que a tarifa só vai subir e “todo mundo vai pagar a conta. Vamos abrir os olhos”.

Linha

Já o Professor Oseias (PP) defendeu a reportagem do Jornal do Oeste sobre a questão da pandemia e que tanta polêmica rendeu na última sexta-feira, em especial pelos ataques ofensivos feitos pelo presidente da Câmara, Leoclides Bisognin. O vereador do PP pontuou que o Executivo vem dando a linha e mostrou a foto da página do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt (Cidadania) numa rede social onde ele alerta para a necessidade das pessoas ficarem em casa e que pode não ter leito no Mini-hospital.

Jornalismo

“Esta é a situação e o que o Jornal do Oeste fez foi apenas replicar o cenário”, disse Professor Oseias. Em seguida ele afirmou ter lido todas as matérias e que não viu nenhum pejorativa, mas sim um trabalho jornalístico completo e sério, ouvindo todos os agentes envolvidos, inclusive o prefeito Beto Lunitti e a secretária de Saúde Gabriela Kucharski.

Qualidade

Diante da aprovação do repasse dos recursos para a empresa, em função de eventuais prejuízos durante a pandemia, o vereador Gilson Francisco (Cidadania) manifestou preocupação com a qualidade do serviço prestado em Toledo, em especial com a manutenção dos veículos e garantiu que irá acompanhar de perto essa situação, até em função do valor a ser repassado para a Viação Sorriso, R$ 500 mil durante oito meses.

Oposição

Chumbinho Silva (PP) assumirá na próxima semana a liderança do Bloco de Oposição. Segundo ele, essa nova postura do Partido Progressista no Legislativo de Toledo será feito com o “maior respeito ao Executivo, elogiando as boas ações e criticando ações nem tão boas assim, mas sem fazer a política rasteira”, garantiu Chumbinho.

Levantamento

Durante a sessão ordinária de segunda-feira, o líder do Governo Dudu Barbosa (Republicanos) parecia ter descoberto a América ao anunciar que o atual governo está fazendo uma qualificação para entender a fila nas especialidades médicas, como se isso fosse algo inédito. Nunca houve? O líder do Governo só pode estar de brincadeira.

Cego

Ainda na gestão de José Carlos Schiavinato foi feito um levantamento por completo, assim como também mutirões sempre foram feitos e quase zeraram as filas em alguns procedimentos. Talvez o nobre líder de governo poderia voltar no tempo e lembrar do que aconteceu quando quase se triplicou a quantidade de pessoas nas filas de espera das especialidades num passado nem tão distante assim.

Máscara

Elton Welter (PT) questionou o impacto do comportamento do presidente Jair Bolsonaro em relação ao uso de máscara, como fez o chefe da nação no último domingo, durante manifestação em São Paulo, quando o presidente mais uma vez apareceu sem máscara.

Pato Bragado

Nesta sexta-feira (18) será feriado municipal em Pato Bragado. A data é um marco na criação do município, instituída pela lei municipal nº 163 de 24 de novembro de 1994. O status de município e a consequente autonomia político-administrativa, vieram em 18 de junho de 1990, por intermédio da Lei Estadual nº 9.299, publicada no Diário Oficial do Estado em 19 de junho de 1990. Pato Bragado chega, portanto, aos 31 anos de Emancipação Política e logo não terá atendimento ao serviço público municipal, sem prejuízo da prestação dos serviços considerados essenciais.