Coluna do Editor 16/09/2021

3

Agenda

O chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, terá agenda cheia hoje e amanhã (16 e 17) na região. Às 11 horas, em Assis Chateaubriand, participa da solenidade de inauguração da Usina Solar Fotovoltaica que levará o nome do ex-presidente do Sindicato Rural de Toledo, Nelson Paludo, morto recentemente, vítima de Covid-19.

Kit Robótica I

Em Assis Chateaubriand, às 13 horas, ele se reúne com prefeitos, diretores das escolas estaduais e chefes de Núcleo de Educação de Assis Chateaubriand, Tupãssi, Nova Aurora, Jesuítas e Formosa do Oeste para a solenidade de entrega do Kit Robótica.

Kit Robótica II

Às 15 horas, em Umuarama, Guto Silva participa do Programa de Interiorização da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho; na sequência, também em Umuarama, o chefe da Casa Civil se reúne com prefeitos, diretores das escolas estaduais e chefes de Núcleo de Educação de Umuarama, Cafezal do Sul, Icaraíma e Pérola para a solenidade de entrega do Kit Robótica.

Sextou

Já amanhã (17), em Guaíra, Guto Silva terá um encontro com prefeitos da região onde serão tratadas ações para a retomada econômica no Estado do Paraná. Um pouco mais cedo também entregará o Kit Robótica para as cidades de Guaíra, Maripá, Nova Santa Rosa e Palotina.

Obrigado

As informações foram repassadas pelo amigo Luiz Ferreira. Obrigado!

Respeito

Não é a primeira pessoa que me manda mensagem reclamando da postura de alguns pré-candidatos em Toledo que sequer respondem às mensagens de WhatsApp ou aos comentários nas redes sociais. Respeito é bom, nunca é demais e, quando se trata de figura pública, aí é preciso mais ainda. Fica a dica!

Setembro amarelo

Na última sexta-feira (10) foi lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A temática é abordada durante todo o mês de setembro, chamado de setembro amarelo. A FAG Toledo aproveita a data para reforçar o compromisso da instituição com a saúde mental dos colaboradores e acadêmicos. No Núcleo de Atendimento ao Estudante (NAE), a psicóloga Anai Licia Bassi Carloto realiza atendimentos presenciais ou online com acadêmicos que precisam tratar de temas como a depressão, ansiedade e outras doenças que podem desencadear tendência suicida.

Gratuitos

Os atendimentos com a psicóloga através do NAE são gratuitos e devem ser agendados pelo WhatsApp (45) 3277-4002. Em caso de emergência, a pessoa também pode entrar em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do número 188.

Visita

Esta semana, o atual presidente da Comunidade Terapêutica Beit Abba e Oficina Church, o pastor Amós Ferreira Mendes, recebeu a visita do prefeito Beto Lunitti, que reiterou o compromisso com a instituição. O pastor também destacou a importância do convênio com a Prefeitura de Toledo para a administração e desenvolvimento do local, principalmente proporcionando mais qualidade de vida para os acolhidos com atendimento gratuito, por meio da Secretária Municipal de Saúde.

Trabalho

Em nota, Beto Lunitti parabenizou o trabalho realizado pela associação e ressaltou que a entidade tem um papel exemplar no município. “Estou encantado com os projetos desenvolvidos aqui e acredito que o Beit Abba tem capacidade para ser modelo nacional no tratamento de dependentes do álcool e outras drogas, transformando famílias e vidas que em algum momento foram afetadas pelo vício, contribuindo com o bem-estar social de toda a comunidade”, disse o prefeito.

Pessoal

Ontem, nesta Coluna, comecei a fazer alguns apontamentos pessoais, na tentativa de fazer algo diferente e me aproximar ainda mais dos leitores. Por isso, sempre que possível, quero trazer comentários de fatos ocorridos no meu cotidiano.

Frase

Para encerrar uma frase de Augusto Cury: “Sem sonhos, a vida não tem sentido. Sem metas, os sonhos não têm alicerces. Sem prioridades, os sonhos não se tornam reais. Sonhe, trace metas, estabeleça prioridades e corra riscos para executar seus sonhos. Melhor errar por tentar, do que errar por se omitir.”