Coluna do Editor 17/12/2020

2

Preparado

O vereador Dudu Barbosa (Republicanos) está animado para iniciar seu mandato na Câmara de Toledo em janeiro de 2021. Segundo ele, o período de ausência de quando assumiu como suplente do PT em 2013 até hoje serviu para o preparar melhor para o cargo.

Não concorda

Sobre essa troca de partido, aliás, Dudu lembra de ter pedido sua desfiliação bem antes da reeleição da presidente Dilma Rousseff e, claro, antes da série de escândalos envolvendo o partido estourar a ponto do impeachment da presidente ser decretado. O agora vereador eleito disse que não concorda com as escolhas tomadas pelo PT à época, daí o motivo de sua saída.

Pouco tempo

Questionado se ter assumido como suplente o ajudava nesse início de trabalho, Dudu Barbosa ressaltou que os 30 dias que passou na Câmara quando suplente foi “pouco tempo” porque, de acordo com ele, é preciso pelo menos uns seis meses para aprender os trâmites do Legislativo.

Futuro

Já em relação ao futuro político, o vereador do Republicanos disse que o presidente da legenda, Beto Ignácio (Casa da Pistola & das Bombas), tem mantido reuniões constantes desde a eleição e que esse assunto será discutido mais para frente. A ideia é o partido ter candidato a deputado estadual na região, não necessariamente em Toledo.

Sozinho

Se na atual legislatura a região do Grande Jardim Europa tem três vereadores, na próxima terá apenas Pedro Varella (PP). Para ele é motivo de orgulho e ao mesmo tempo de muita responsabilidade, afinal, embora muitos investimentos tenham sido feitos na região nos últimos quatro anos, ainda falta muito a ser feito.

Sem expediente

Por falar na Câmara, o presidente Antonio Zóio publicou a Portaria N° 132 que declara ponto facultativo no expediente da Câmara Municipal de 22 a 24 e de 28 a 31 de dezembro.

Natal Encantado

Nesta quinta-feira (17) sai o primeiro ganhador de um Volkswagen Nivus zero km, da campanha Natal Encantado de Toledo. Para concorrer é necessário comprar nas lojas identificadas do comércio de Toledo, pedir os cupons, preencher corretamente e depositar nas urnas disponíveis até às 12 horas de hoje, na recepção da Acit. A campanha irá contemplar ainda, um segundo sorteio, no dia 7 de janeiro de 2021, também com um VW Nivus.

Apoio

A campanha Natal Encantado é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com o patrocínio da Fancar Veículos – Concessionária Volkswagen, Sicoob Meridional e Shopping Panambi.

Remota

Os deputados estaduais aprovaram projeto da Comissão Executiva da Casa que prevê a retomada, em fevereiro de 2021, das sessões presenciais de votação no plenário, suspensas desde março deste ano por causa da pandemia do Covid-19. O projeto prevê, porém, que os parlamentares que não se sentirem seguros, poderão continuar participando das votações e discussões de forma remota, através de celulares, computadores e tablets, como já vem sendo feito desde o início da pandemia.

Posse

Neste sentido tem muita gente criticando a confirmação da solenidade de posse presencial em Toledo, numa cerimônia no Teatro Municipal. Mesmo com restrição de público – metade da capacidade do espaço – ainda assim há quem enxergue com preocupação um evento deste porte num momento tão delicado quanto o que estamos passando.

De mudança

A atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Toledo, Claudia Toledo, está de mudança. Será a nova chefe de Gabinete do prefeito eleito de Ouro Verde do Oeste, Gugu.