Coluna do Editor 18/01/2021

0

Ford

Acompanhei, tão logo a notícia do fechamento das fábricas da Ford no Brasil esta semana, intensas discussões em alguns grupos de WhatsApp em Toledo sobre os motivos, quem estava certo, quem estava errado…enfim, um assunto cuja decisão compete apenas à empresa se transformou num espetáculo politiqueiro.

Quintal

Muitas destas lideranças esquecem de enxergar o quintal de casam, ou seja, a quantidade de lojas fechadas em Toledo nos últimos meses. Para se ter uma ideia, o Largo São Vicente de Paulo tem uma quadra inteira de lojas fechadas e com espaços para alugar. E olha que ali, no ‘coração’ da cidade, os espaços eram disputados a tapa.

Seguro

A Câmara Federal analisa projeto que regulamenta a divulgação de informações pelas empresas de seguros de vida para assegurar que os herdeiros e beneficiários de um segurado falecido tenham acesso às apólices que lhes beneficiem. “Atualmente, não há essa comunicação tão transparente quanto desejável por parte das seguradoras”, afirma o autor do projeto, deputado federal paranaense Rubens Bueno (Cidadania).

Dever legal

O parlamentar ressalta que, apesar de as sociedades seguradoras já terem o dever de identificar os beneficiários dos seguros que contratam, de forma a realizar o pagamento nos termos contratados, não existe um dever legal de os seguradores informarem os beneficiários quando da morte do segurado.

Folga

Neste ano, o município de Toledo terá cinco pontos facultativos, sem prejuízo da prestação dos serviços essenciais para a população. No decreto nº 11, de 13 de janeiro de 2021, o prefeito de Toledo Beto Lunitti considera a necessidade de efetuar a programação de escalas em diversos serviços públicos de Toledo para este exercício. No documento, o prefeito também considera a redução das despesas de manutenção da máquina administrativa.

Carnaval

Desta maneira, em seu artigo 1º, o decreto estabelece como ponto facultativo os seguintes dias 15 (segunda-feira) e 16 de fevereiro (terça-feira), referente ao Carnaval.

Ponto facultativo

Já o dia 28 de outubro é comemorado o Dia do Servido Público. A data, apesar de não ser feriado nacional, é considerada ponto facultativo por celebrar o profissional que atua em diversas áreas do Poder Público. Neste ano, essa data cai em uma quinta-feira. Por fim, 24 de dezembro (véspera de Natal) e 31 de dezembro (véspera de Ano Novo). Esses dois dias também serão pontos facultativos em Toledo.

Covid

“Olá! Comunico a todos que estarei ausente das minhas atividades públicas na Câmara de Vereadores de Toledo nos próximos dias. Testei positivo para a Covid-19 na última quarta-feira (13), e conforme preconiza o setor de saúde estou cumprindo o isolamento em minha residência. Também informo que me encontro bem, apresentando apenas sintomas leves. Um grande abraço a todos e lembro da importância dos cuidados preventivos tão solicitados pelos órgãos de saúde”. O comunicado é do vereador Jozimar Polasso (PP), mais uma vítima da doença.

Novos secretários

O prefeito Marcio Rauber e o vice Ilário Hofstaetter, o Ila, anunciaram mais dois secretários que passam a compor a equipe de governo para a gestão 2021/2024 em Marechal Cândido Rondon. Diogo Schneider, o Bolha, para a Secretaria de Esporte e Lazer. Outro nome anunciado foi do vereador Valdir Port, o Portinho, para a secretaria de Indústria Comércio e Turismo.

Próxima semana

O prefeito Marcio ressaltou que até na próxima semana devem ser anunciados os demais secretários municipais. Ainda restam as secretarias de Coordenação e Planejamento, Assistência Social, Cultura, Educação, Gabinete, Governo e Mobilidade Urbana.