Coluna do Editor 18/06/2021

6

Em Brasília

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Claudenir Machado, estava em Brasília, acompanhado do prefeito de Toledo, Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico de Inovação e Turismo, Diego Bonaldo. O grupo visitou a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para falar sobre o Aeroporto Luiz Dalcanale Filho e a retomada dos voos comerciais entre Toledo e Curitiba, que foram suspensos pela Azul Linhas Aéreas ainda em 2020, durante o início da pandemia.

Comércio exterior

Além disso, o presidente da Acit visitou a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), para falar sobre ações de fomento ao comércio exterior.

Natal

A viagem teve ainda passagem pela Secretaria Especial de Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo. As tratativas giram em torno do projeto de Natal 2021 em Toledo, com recursos da Lei Rouanet. O grupo retornou ontem (17) a Toledo.

Junto

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) acompanhou a comitiva na visita à Anac.

Em Cascavel

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos Damares Alves estará em Cascavel em novembro com a deputada federal Aline Sleutjes. Ambas participarão de uma mesa redonda convidada pela Coordenadora da Escola Legislativa Adriana Sales e pelo Presidente da Câmara Municipal de Vereadores Alécio Espínola (PSC/PR). O evento acontecerá no dia 26 de novembro na Câmara Municipal de Cascavel para tratar do combate a violência da mulher.

Visita

A deputada Aline Sleutjes visitou a Ministra Damares e registrou em vídeo seu convite: “Eu como Parlamentar Mulher, e a Senhora como ministra desta pasta, estamos sendo convidadas para prestigiar esse grande momento de discussão de um tema tão significativo para o Brasil”, comentou Aline.

Palotina

Sete indicações com sugestões de obras e serviços foram encaminhadas à administração municipal pelos vereadores de Palotina e apresentadas na sessão ordinária do último dia 14. Os vereadores Márcia Berno Cecluski (PL), Rodrigo Ribeiro (MDB), Sergey Sendtko (PSD) e Rosangelo Maltauro (PSD), assinaram duas indicações. Eles sugerem que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental substitua a pontes de madeira por alvenaria nas comunidades do interior. Outra indicação sugere que seja feita modificação nos semáforos existentes na Avenida Presidente Kennedy com temporizador numérico.

Duas

O vereador Thiago Mostachio (PSDB) apresentou duas indicações, uma sugerindo que sejam realizados estudos para aumentar o número de AIH’s (Autorização de Internação Hospitalar) a Palotina, devido ao aumento gradativo dos atendimentos através do SUS, principalmente em razão da implantação dos 10 leitos de UTI’s, visando atender gradativamente a demanda existente sem deixar de assistir exclusivamente os pacientes do município de Palotina. Outra indicação pede que a Secretaria Municipal de Agricultura e Gestão Ambiental efetue a exterminação das formigas cortadeiras existentes no Lago Municipal e em espaços das demais repartições públicas.

Melhorias

Os vereadores Márcia Berno Cecluski e Joarez Negrona apresentaram indicação para que a Prefeitura solicite por meio do deputado estadual licenciado Marcel Micheletto, recursos para melhorias no Pavilhão Comunitário do Bairro Pôr do Sol e para execução de reperfilamento asfáltico sobre as pedras irregulares na Rodovia Municipal Vereador Lourival Gabriel, região da

Linha São Roque. Em outra indicação os vereadores sugerem que a Prefeitura solicite do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), melhorias no trevo de acesso ao Jardim Diamante, na saída para Toledo.