Coluna do Editor 18/11/2021

0

Estacionamento

Um leitor enviou esta foto na Rua Tiradentes, mostrando o quanto ainda é preciso avançar em termos de respeito quando o assunto é o trânsito em Toledo. Enquanto sobram vagas para motos, o proprietário de uma moto resolveu usar uma das vagas para carros.

Sem luz

Os moradores da Rua Britânia, na Vila Pioneiro, esta semana ‘agradeceram’ porque, após cinco meses sem iluminação pública, enfim a luz voltou! Já na Rua Itália Piovesan Pasquali, Jardim Gisela, ainda está sem luz…

Cadastro

O vereador Valdomiro Bozó (PSC) está com uma proposta prontinha para apresentar na Câmara de Toledo: a obrigatoriedade do cadastramento biométrico de quem for atendido nos Centros da Juventude. A medida é fácil e rápida, afinal, os equipamentos para isso já existem e precisariam ser adaptados apenas para os jovens registrarem a entrada e saída das atividades.

Realidade

A proposta é interessante e até poderia ser estendida para outros setores, afinal, assim seria possível determinar efetivamente a realidade nos atendimentos prestados pelo poder público em Toledo.

Novo coordenador

Por falar ainda na Juventude, o Partido Liberal (PL) deverá indicar o nome do novo coordenador dentro do setor. Aos poucos alguns ajustes políticos vão sendo feitos, pondo por terra o discurso no início de mandato de apenas nomeações técnicas. E segue o baile!

Honra

Na solenidade para sancionar a lei do Atleta na Universidade, a secretária Marli do Esporte (Esportes e Lazer) disse estar “honrada em ter a presença boa de vereadores”, algo que não tem acontecido em outras cerimônias.

Lista

Alguns atletas beneficiados pelo projeto compareceram ao ato, que contou ainda com a presença do vice-prefeito Ademar Dorfschmidt, dos vereadores Leoclides Bisognin, Gabriel Baierle, Geraldo Weisheimer, Professor Oséias, Valdir Rossetto, Valdomiro Bozó e Pedro Varela, além de servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel).

Trabalho

A proposta de Emenda à Constituição que prevê a redução da idade mínima para o ingresso no mercado de trabalho deve ir à votação nas próximas sessões da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal. A PEC 18/11, do então deputado Dilceu Sperafico (PP-PR) garante que os jovens de 14 anos possam iniciar uma atividade remunerada, formal e sejam amparados pela lei. Hoje, essa idade mínima é de 16 anos.

Parecer favorável

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) é o relator da proposta e ainda no mês de agosto deu um parecer favorável à admissibilidade. Agora, a expectativa é de que os outros integrantes da CCJ analisem o texto e votem com o relator.

Combustíveis

A pedido do governo, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado adiou a leitura do relatório do Projeto de Lei 1.472/2021, que cria um “fundo de estabilização” dos preços dos combustíveis, instituindo um imposto de exportação sobre o petróleo bruto. Em compensação, foi aprovado convite aos ministros da Economia, Paulo Guedes, e de Minas e Energia, Bento Albuquerque, para audiência pública sobre a alta da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. A princípio a audiência está marcada para a próxima terça-feira (23).

Automóveis

Hoje (18), a partir das 15 horas, serão entregues 48 automóveis aos municípios que integram a 20ª Regional de Saúde. Os veículos serão destinados para o programa Estratégia Saúde da Família e somam R$ 1,656 de investimentos pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Saúde. A entrega vai acontecer em Toledo, no Parque Ecológico Diva Paim Barth.