Coluna do Editor 19/01/2021

1

Luto

É com grande pesar que a Câmara Municipal de Toledo, em nome de todos que compõem a Casa Legislativa, comunica o falecimento de Neusa Teresinha Ferret Bisognin aos 71 anos de idade. Neusa é esposa do presidente Leoclides Bisognin, professora aposentada do estado, e estava internada no Hospital Rondon – Sempre Vida, de Marechal Cândido Rondon, desde o último dia 14, em decorrência de complicações de seu estado de saúde em função da Covid-19. Neusa deixa 2 filhos e 3 netos.

Irresponsabilidade

E por falar em Covid, recebi um vídeo da balada realizada domingo num dos estabelecimentos instalado em torno do Parque Ecológico Diva Paim Barth, em Toledo. O amigo Bruno Radunz, que me enviou o material, estava indignado – e com total razão – pela irresponsabilidade de quem lá estava.

Frase

“Olha isso amigo…Usa máscara…A gente que fica em casa se cuidando…Álcool gel…Enquanto isso pessoas esperando uma vaga no hospital”. E pior: morrendo!

Caminhadas

Ainda na região do lago municipal, sábado à tarde aproveitei ter precisado sair para comprar comida e resolvi dar uma volta em torno do local. Sem nenhuma surpresa, cerca de 70% de quem estava caminhando o fazia sem máscara ou com o utensílio pendurado na mão.

Funciona sim!

E aí, quando vejo cenas assim, é de se pensar o que leva pessoas ditas inteligentes, lideranças, gente ‘acima da média’ sair por aí pregando que o uso de máscara é perda de tempo, que não funciona. Funciona sim! Não fosse assim, certamente os maiores especialistas em doenças como a Covid-19 não sairiam por aí incentivando seu uso.

Medidas

Aliás, medidas como o uso de máscaras, distanciamento social e higienização constantes das mãos são simples e de muita eficácia não apenas contra o novo coronavírus, mas contra outras doenças também.

Vacinas

“Vitória para nosso povo! Já temos vacinas encaminhadas para o Paraná! Vamos em frente!” comemorou o secretário de Estado da Saúde Beto Pretto nesta segunda-feira (18).

Impeachment

Seguindo um movimento nacional, Curitiba também terá uma carreata Fora Bolsonaro no próximo sábado (23) pedindo o impeachment do presidente da República. O ponto de encontro será na Praça Nossa Senhora Salete no Centro Cívico, às 16 horas.  Várias cidades, inclusive Curitiba, já registraram os chamados panelaços contra Bolsonaro.

Crimes

Partidos de oposição decidiram na última sexta-feira (15) apresentar um novo pedido de impeachment do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por causa do colapso da saúde em Manaus (AM), que sofre com falta de oxigênio em hospitais em meio à alta de internações por coronavírus. Em nota, as siglas informaram que a decisão ocorreu “considerando a prática de crimes de responsabilidade em série, que resultaram na dor asfixiante do Amazonas e de milhares de famílias brasileiras”. O texto é assinado por Rede, PSB, PT, PC do B e PDT.

Gaveta

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), apesar de criticar a postura do Governo Federal frente a pandemia, segue engavetando os pedidos de impeachment contra o presidente. Conforme dados da Secretaria-Geral da Mesa da Câmara, foram protocolados 61 pedidos desde fevereiro de 2019. Quatro deles foram arquivados e duas novas denúncias foram realizadas neste ano e estão sob análise junto com outras 55. 

Educação

Pela mais absoluta falta de educação, o brinquedo destinado a crianças cadeirantes no Parque Ecológico precisou ser retirado para manutenção. E olha que o brinquedo não ficou um mês completo no local.

Buraco

Atenção aos motoristas que trafegam pela Rua Santo Ângelo, na divisa entre a Vila Industrial e o Jardim Gisela. Próximo à antiga estação da Sanepar abriu um buraco no meio do asfalto após a chuva intensa do fim de semana. O local está bem sinalizado, porém, prudência nunca é demais.