Coluna do Editor 19/02/2021

1

IPI

Nesta sexta-feira (19), a partir das 17 horas no auditório da Acit, haverá uma reunião, com a participação dos deputados federais José Carlos Schiavinato (PP-PR) e Darci de Matos (PSD-SC), autor do PL 981/2019 que quer alterar a Lei nº 8.989, de 24 de fevereiro de 1995, que “dispõe sobre a Isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na aquisição de automóveis para utilização no transporte autônomo de passageiros, bem como por pessoas portadoras de deficiência física, e dá outras providências”.

Agregar

De acordo com a nova proposta, também seriam beneficiados os representantes comerciais e os profissionais de assistência técnica, extensão rural e assessoramento ao setor agropecuário de IPI na aquisição de veículo automotor.

Público

São esperadas as presenças de vários representantes comerciais de Toledo e região Oeste e Sudoeste. Haverá transmissão remota e a expectativa é de um público ainda maior. A informação é do ex-vereador Vagner Delabio, que é representante comercial e há pelo menos dois anos vem, junto a outros colegas, discutindo essa proposta.

Organização

“Estaremos fazendo outras em outras regiões do Estado. Londrina será a próxima”, adianta Vagner Delabio, ressaltando serem mais de 30.000 empresas de representação registradas no Core e destaca a necessidade de organização da categoria.

Pedágio

Por falar no Conselho regional dos Representantes Comerciais no Estado do Paraná, a entidade enviou um ofício ao Governo do Paraná se posicionando na discussão sobre o modelo do novo pedágio nas estradas do Paraná.

Tarifas

No ofício, o Core-PR coloca que “não podemos mais aceitar tarifas como as que estamos pagando atualmente” e, na visão da entidade que defende mais de 30 mil Representes Comerciais, o novo modelo deve levar em conta a maior amplitude, o mínimo preço e o menor tempo possível de complementação das obras.

Posição

Para o presidente do Core-PR, Paulo Cesar Nauiack, “é importante a sociedade civil organizada se posicionar e fazer valer seus anseios porque podemos iniciar um novo capítulo de benefício mútuo para toda a população que transita pelas estradas do Paraná”, afirma Nauiack.

Galo de rinha

A Promotoria de Justiça de Capitão Leônidas Marques instaurou procedimento para investigar as circunstâncias em que ocorreram a prisão do prefeito de Boa Vista da Aparecida, Leonir Antunes dos Santos (PL). Ele foi preso na segunda-feira (15), após abordagem da Polícia Rodoviária Federal na BR-386, em Sarandi (RS), quando transportava seis galos de rinha em carro oficial. O MPPR vai apurar possíveis práticas de ato de improbidade administrativa cometidas pelo gestor.

Afastado

A Prefeitura de Quatro Pontes informa que João Inácio Laufer ficará afastado do cargo de prefeito pelo período de 12 dias para tratamento de saúde, conforme atestado emitido pelo médico Christian Floriano e Silva (CRM-PR 20219/PR). Assim, Tiago Fernando Hansel licenciou-se do cargo de secretário de Finanças para exercer o cargo de prefeito em exercício no período de 15 a 26 de fevereiro e passa desempenhá-lo de fato e direito, conforme a portaria nº 053/2021.

Filas

A edição do Jornal do Oeste da última terça-feira (15) mostrou um cenário que, infelizmente, tem se repetido nos últimos dias: filas de caminhões que se formaram na região da Vila Pioneiro e Jardim Panorama para descarregar insumos na empresa BRF. Na ocasião, os caminhoneiros relataram à equipe de reportagem que esperavam até dois dias para descarregar na empresa.

Transtornos

Com isso, os caminhões tinham que ficar nas ruas da região causando transtornos para os demais veículos e pedestres que transitam pelo local. A equipe fez contato com a empresa que retornou na tarde de quarta-feira (17) informando que a situação já está normalizada.