Coluna do Editor 19/04/2021

2

Campanha

Um mês após o início dos trabalhos, a organização da campanha Toledo contra Covid encerrou os atendimentos presenciais no ginásio de esportes da Unipar nesta sexta-feira (16). O programa de atendimento continuará em outros moldes a partir do dia 19 de abril. A medicação e os testes rápidos continuarão sendo fornecidos gratuitamente, mediante prescrição médica, seja via consulta na rede pública ou privada. Ao todo 130 voluntários fizeram parte do projeto.

Pesquisa

Segundo Danilo Gass, um dos organizadores e voluntário da campanha, está sendo realizada uma pesquisa com os mais de mil pacientes que fizeram uso da medicação prescrita pelos médicos para avaliação do atual estado de saúde. “O objetivo principal foi desafogar o sistema de saúde e com certeza vamos concluir nossa principal ideia. Foram resultados surpreendentes, sendo em sua maioria evolução para grande melhora. A pesquisa final será divulgada em breve, assim que as entrevistas forem concluídas com todos os pacientes”, conta.

Apoio

O presidente da Associação Médica de Toledo, Nilson Fabris explica que os pacientes não ficarão desassistidos nos próximos dias. “Julgamos a iniciativa fundamental para manter os números da Covid em baixa em Toledo. Agradecemos a população que acreditou na proposta oferecida, aos doadores por confiar na ação e aos voluntários médicos e não médicos por tanto empenho dia a dia em nosso projeto”. Nilson Fabris evidência que após 30 dias e mais de mil atendimentos, o projeto será encerrado com o sentimento de dever cumprido.

Academia

O coordenador do curso de Fisioterapia da Unipar, Jefferson dos Santos, menciona que contribuir com a ação foi bastante importante e a metodologia aproximou os estudantes voluntários à saúde pública do município. “Nossos alunos prestaram o primeiro atendimento aos pacientes via ligação de agendamento, com isso mostramos que além de ser um bom profissional, primeiramente, o aluno precisa ser um bom cidadão. Foi possível dar ao acadêmico a visão de saúde pública mais ampla, pois o fisioterapeuta muitas vezes fica restrito a alguns tratamentos específicos e por conta disso fica afastado da saúde pública.”

Convite

O vice-prefeito de Cascavel, empresário Renato Silva, que também é presidente municipal do partido Republicanos, o empresário e ex-vereador cascavelense Nelsinho Padovani para ingressar na sigla. Renato Silva disse que a missão de Nelsinho Padovani é buscar uma vaga na Câmara dos Deputados, e para isso não faltam credenciais a ele.

Liderança

“É uma liderança reconhecida do segmento empresarial e do agronegócio, homem de visão, tem vontade de fazer a diferença, representa a renovação na política e tem como aliados a juventude e o sangue novo”, afirmou Renato Silva. A afirmação foi feita durante entrevista concedida por Renato Silva ao jornalista José Roberto Benjamim, âncora da rádio CBN, de Cascavel.

Filho de peixe…

Caso aceite o convite, a pré-candidatura de Nelsinho Padovani já nasce forte. Filho do ex-deputado federal Nelson Padovani, que exerceu dois mandatos parlamentares e foi escolhido pela Revista Veja, na ocasião, como um dos 15 deputados mais atuantes do Parlamento, Nelsinho foi vereador entre 2009 e 2012 e seu mandato foi repleto de realizações.

Áreas

Entre os principais feitos, atuou em áreas como habitação popular, meio ambiente, geração de empregos, ação social, saúde, educação e incentivo aos esportes. Em quatro anos de mandato, diferentemente de outros vereadores, saiu com a ficha limpa e jamais teve problemas com a Justiça ou Ministério Público.

Acimacar

A farmacêutica Carla Rieger Bregoli foi conduzida ao cargo de presidente da Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar). A empresária encabeçava a única chapa inscrita para concorrer a eleição da presidência da entidade, composta por empresários de diversos setores do município que realizam seu trabalho de forma voluntária.

Pesar

O prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, juntamente com a equipe administrativa, lamentou profundamente o falecimento do deputado federal, José Carlos Schiavinato, “que foi um grande parceiro do município de Nova Santa Rosa. Nunca mediu esforços para atender as demandas da comunidade nova-santa-rosense, que sempre o recebeu e acolheu com carinho”, disse Norberto.

Marcas

Entre as marcas deixadas no município estão os recursos enviados para a implantação do sistema de coleta seletiva, vans para a saúde, obras de recapeamento asfáltico, academias da saúde, “entre vários outros recursos que foram investidos e serão lembrados pelo carinho com que Schiavinato tratava os municípios e a região Oeste do Paraná”, acrescentou o prefeito de Nova Santa Rosa.

Modelo

Ainda de acordo com Norberto Pinz, “Schiavinato foi um modelo de gestor, amigo, homem e profissional, um ser humano exemplar que deixou a sua marca de pessoa íntegra e honesta. Deixando uma dor imensa aos familiares e amigos pelos quais era muito considerado e admirado”.