Coluna do Editor 19/05/2021

0

Visita

Foto: Janaí Vieira

Nesta terça-feira (18) recebi a visita do líder do Governo na Câmara de Toledo, vereador Dudu Barbosa (Republicanos). Uma conversa bastante agradável sobre vários assuntos, com destaque para o Plano Plurianual (PPA), encaminhado pelo prefeito Beto Lunitti (MDB) ao legislativo e que tramita nas comissões. Além dele, outro projeto em tramitação é da reestruturação administrativa, ainda em análise na Comissão de Legislação e Redação.

Respeito

Na opinião de Dudu Barbosa, hoje existe muito respeito e diálogo entre os vereadores e isso tem facilitado o trabalho até agora. “Acredito que podemos construir um novo momento na política de Toledo”, disse ele, ressaltando que com a proximidade das eleições tudo pode mudar, porém, até hoje o relacionamento dentro da Câmara está sendo excelente.

Eleições

Claro que falamos sobre as eleições gerais de 2022 e, na visão de Dudu, será preciso muita maturidade política para que Toledo volte a ter representatividade política, tanto na esfera estadual quanto federal.

Viabilidade

Ainda segundo o vereador, é preciso construir uma candidatura viável e ressaltou que “não podemos brincar com o eleitor”. Dudu Barbosa frisou que o Republicanos em Toledo defende candidatura própria, entretanto, reconhece que ele, por exemplo, hoje não tem essa viabilidade e que não será candidato ano que vem.

Unidade

Dudu Barbosa adotou um tom conciliador e destacou ser necessário todos os partidos analisarem dessa forma o atual momento, sob risco sério de Toledo não conseguir mais uma vez eleger um deputado estadual. Na esfera federal, de acordo com ele, o pensamento precisa ser semelhante.

Site

Sobre o PPA, numa ação de seu gabinete, ontem ele realizou uma live explicativa sobre a importância do projeto quanto ao futuro de Toledo e lançou um site (www.dudubarbosa.com) com o objetivo do cidadão participar da elaboração do Plano Plurianual. “Queremos simplificar a vida do cidadão”, disse o vereador, acrescentando que através do site será possível enviar sugestões que, mais tarde, serão formatadas por sua assessoria e apresentadas como emendas parlamentares.

Prazo

Os vereadores têm até o próximo dia 24 para apresentar essas emendas. O relator do PPA na Câmara é o vereador Jozimar Polasso (PP).

Atendimento

“O PPA é o espaço para a comunidade ter seus anseios atendidos e é nossa obrigação enquanto vereador oportunizar uma maior participação das pessoas”, finalizou Dudu Barbosa.

Na Cohapar

O prefeito Valter Aparecido Souza Correia, Valtinho, acompanhado de Rodrigo Furlan, chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Administração e Previdência, pasta comandada pelo deputado estadual Marcel Micheletto, que intermediou uma audiência na segunda-feira (17), com o presidente da Cohapar, Jorge Lange. Na pauta o prefeito Valtinho, tratou sobre o condomínio do Idoso, onde o município apresentará um local para construção dando sequência ao projeto, o qual está bem adiantado e garantido.

Casa Verde Amarela

Outra tratativa foi com relação ao Programa Habitacional Casa Verde Amarela do Governo Federal, onde foi identificado pelo Governo do Paraná que algumas pessoas não conseguiam o valor de entrada do financiamento e o governo do estado vai subsidiar R$ 15 mil para famílias com renda de até três salários mínimos que adquiram imóveis.

Vista Alegre

A eleição em Vista Alegre é mais um exemplo do uso político da União Toledana das Associações de Moradores. Além do presidente Gilmar Turetta, lá só estavam o prefeito Beto Lunitti e o vereador Geraldo Weisheimer, filiado ao PL, mesmo partido de Turetta.

Vistoria

Nesta sexta-feira (21) termina o prazo dado pela Defesa Civil para a inspeção no prédio – interditado – da Escola Estadual Esperança Favaretto Covatti, no Jardim Bressan em Toledo. Até o fechamento desta edição ninguém havia aparecido por lá. Nem engenheiro, nem Núcleo Regional de Educação, nem o vigia para fechar a porta e apagar a luz. Vamos esperar que hoje alguém apareça, não é mesmo?