Coluna do Editor 19/08/2022

0 2

Audiência

Será nesta sexta-feira (19), a partir das 15h, a audiência pública na Câmara de Toledo para instrução de Projetos de Lei sobre o zoneamento do uso e da ocupação do solo urbano no Município de Toledo; a regulamentação de condomínios de lotes; e sobre a urbanização especial da área do Parque Científico e Tecnológico de Biociências e define os respectivos parâmetros de uso e ocupação de solo e o seu sistema viário.

Segurança

Recebi mensagens sobre arrombamentos que estão acontecendo em vários pontos de Toledo em plena luz do dia. Câmeras de segurança flagraram a ação dos bandidos que invadem sem a menor cerimônia e vão levando o que conseguem carregar.

Palotina

A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade, o Projeto de Decreto Legislativo 004, de autoria do Vereador Edivaldo Bertho (PL), que concede o Título Vulto Emérito à farmacêutica Nissandra Karsten, pelos relevantes serviços prestados à sociedade palotinense. Esta modalidade de título está prevista no Regimento Interno e destina-se a pessoas nascidas no município, como é o caso de Nissandra. A homenagem a pessoas que não são palotinenses é feita por meio do Título de Cidadão Honorário.

Unanimidade

O projeto propondo a homenagem foi aprovado por unanimidade. O autor justificou que Nissandra Karsten é uma profissional conhecida e respeitada na região, que destaca-se pelo comprometimento e dedicação à saúde pública. “Pessoa simples, que preserva os valores ensinados pelos seus pais. Valorizou muito a oportunidade dada por eles para estudar, e sempre se doa de forma integral a tudo que se propõe a fazer”, disse Edivaldo. O título será entregue em sessão solene que será realizada em data a ser definida pela Mesa Diretora da Câmara.

Em Curitiba

A superintendente da Hoesp (Hospital Bom Jesus), Zulnei Bordin, estava em Curitiba atrás de apoio para as demandas da instituição, em especial para a construção da nova sede na área doada ao lado da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Medicina

A parceria com a universidade iria além apenas da cedência do terreno e passaria pela implantação do curso de Medicina pela universidade, tornando o Bom Jesus um hospital escola.

Flit

Termina nesta sexta-feira (19) a 1ª Festa Literária de Toledo (Flit) com uma extensa programação. Das 9h às 20h30 segue a feira de livros no estacionamento do Teatro Municipal, que recebe às 18h uma oficina com Eloísa Kolln e, a partir das 20h30, o espetáculo teatral “Provavelmente Saramago”, com Vinícius Piedade.

Vários pontos

Mas a Flit tem eventos programados em vários outros pontos da cidade, como no Auditório Acary de Oliveira (anexo à Prefeitura de Toledo) com uma oficina às 14h com João Anzanello Carrascoza; no mesmo horário Lucrécia Welter ministra uma oficina no Colégio Dario Vellozo; no Terminal Rodoviário Luiz Grando haverá Sarau Literário às 17h30 e às 18h recital; e na FAG, às 19h, tem mesa redonda.

Horário eleitoral

Partidos, federações, coligações e representantes de emissoras de rádio e televisão estão sendo convocados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) para discutir a elaboração do plano de mídia do horário eleitoral gratuito. A reunião acontece nesta sexta-feira (19), às 10h, em Curitiba. Na ocasião, também será feito o sorteio para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede (bloco) de cada partido político, federação ou coligação para o primeiro dia do horário eleitoral gratuito.

Datas

No primeiro turno, o horário eleitoral gratuito será exibido de 26 de agosto a 29 de setembro. Em caso de segundo turno, será transmitido de 7 a 28 de outubro. Conforme o Calendário Eleitoral (Res. TSE nº 23.674/2021), os tribunais eleitorais têm até o dia 21 de agosto para elaborar o plano de mídia e realizar os sorteios para a escolha da ordem de veiculação da propaganda em rede e de inserções provenientes de eventuais sobras de tempo.

Deixe um comentário