Coluna do Editor 19/12/2020

0

Diplomação

Nesta sexta-feira (18) os juízes eleitorais Eugênio Giongo (148ª) Luciana Lopes do Amaral Beal (75ª) comandaram as cerimônias de diplomação dos candidatos eleitos para o mandato 2021/2024. A solenidade aconteceu no Fórum Eleitoral de Toledo com restrição de acesso ao local em função da pandemia do novo coronavírus.

Precaução

Em razão do Decreto do Governo do Estado proibindo aglomeração com mais de 10 pessoas, foi montada uma verdadeira ‘operação de guerra’ no local. Apenas prefeito e vice eleitos, além dos dois vereadores mais votados, entraram no prédio. Os demais ficaram do lado de fora. Sem direito a nenhum convidado.

Suplentes

Os suplentes, por exemplo, sequer foram chamados. Receberão os respectivos diplomas online.

Fora de combate

Vagner Delabio (PSD) vai perder a última sessão do mandato. Está em quarentena em casa por causa da Covid-19. Vai tentar participar remoto ou então gravar um vídeo.

Gênero

Os deputados federais devem começar a analisar a PEC 134/2015, que determina a reserva de vagas por gênero na Câmara Federal, nas Assembleias Legislativas, na Câmara Legislativa do Distrito Federal e nas Câmaras Municipais. A proposta é antiga, mas agora, no finzinho do ano legislativo, foi colocada na pauta.

Distorção

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC-PR) trabalha junto aos colegas em Brasília para tentar evitar a aprovação do projeto. 

“Significa uma completa distorção da noção de democracia representativa.

É inacreditável”, avalia o parlamentar.

Liberdade

Para Martins, a PEC, que se apoia no discurso da representatividade feminina, na verdade, atenta contra a liberdade do eleitor. “Tenho mãe, irmãs, esposa e em breve nasce a minha filha. Elas têm que ser representadas. Assim como todas as mulheres. Mas, por quem elas escolherem e não por uma imposição da lei”, declara o deputado, que conclui: “Essa PEC não pode passar. Do jeito que a coisa vai, começa com as mulheres e depois as cotas só aumentam. Ao eleitor vai restar muito pouco”.

Errei!

Preciso fazer uma correção: a atual chefe de Gabinete da Prefeitura de Toledo, Cláudia Toledo, não ocupará o mesmo cargo na futura gestão do prefeito Gugu em Ouro Verde do Oeste. Ela será assessora jurídica.

Desabafo

A secretária de Saúde da Prefeitura de Toledo, Denise Liell, publicou um desabafo em suas redes sociais diante de alguns comentários de uma pessoa que se julga a dona da verdade desde que resolveu entrar para a vida pública, mas que não demonstra respeito algum por ninguém, como já fez durante a campanha eleitoral em Toledo.

Protocolo

“O Município não tem protocolo para tratamento precoce da Covid-19; Assim como o Governo de Estado/SESA não tem; Assim como o Governo Federal/Ministério da Saúde não tem; Não existe consenso das sociedades médicas quanto ao uso destes medicamentos; Não existe graus de evidência e de recomendação para utilizar estes medicamentos (A1); No entanto, conforme Notas Técnicas do Ministério da Saúde e da SESA, os medicamentos foram disponibilizados e todos os profissionais prescritores do Município de Toledo estão informados através do SIGSAÚDE – sistema de informação da saúde pública; A prescrição é ato médico”, escreveu a secretária.

Cardápio especial

Risoto de camarão cremoso, bacalhau cremoso, salmão a bella munierre, ostra gratinada, camarão alho e óleo, camarão na moranga, filé mignon à parmegiana e o delicioso churrasco. Esse é o cardápio especial que Vagner preparou para o Chico’s Restaurante neste sábado. Vale a pena conferir as delícias do espaço que fica na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a Borges de Medeiros. Reservas e informações através do (45) 3055-4057.